A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem adotando medidas para melhorar a qualidade do atendimento odontológico oferecido à população maceioense que necessita desse serviço. A ação está sendo feita através da ampliação do número de equipes de Saúde Bucal, da melhoria das condições de trabalho dos profissionais por meio de capacitações, do reabastecimento de materiais e insumos, da substituição de equipamentos velhos e obsoletos, da participação dos projetos de reforma e da recuperação dos consultórios odontológicos das unidades de saúde.

Segundo a Coordenação, no ano de 2012 também foram adquiridos e instalados 25 novos consultórios odontológicos em unidades de saúde, como também, materiais de consumo para os mesmos, e foram feitas capacitações sobre o processo de trabalho de todos os cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Além disso, foram realizadas supervisões e monitoramentos dos CEOS Luiz Canuto (PAM Salgadinho) e Rafael de Matos Silva (Conjunto Henrique Equelman) e em todos os consultórios odontológicos da Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Atenção Básica, como também, cursos para os auxiliares de Saúde Bucal (ASB) de Maceió. A SMS realizou, ainda, no período de janeiro a julho, várias ações preventivas e curativas.

ATENDIMENTO

O procedimento continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam como triagem para a escolha dos casos que precisam de acompanhamento e procedimentos mais detalhados como canal e outras cirurgias. Ou seja, para ser atendido, o usuário precisa passar por dentista de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que, após o exame, se constatada a necessidade de atendimento especial, o encaminha para o Centro.