O Festival Maionese é idealizado pelo Coletivo Popfuzz e está na oitava edição, levando ao público uma extensa programação cultural independente. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da diretoria do Memorial Teotônio Vilela, na Pajuçara, onde acontecerão os debates livres, nesta quarta (7) e quinta-feira (8), a partir das 19h.

O primeiro debate será sobre o tema "Política Cultural ou Cultura Política? – os paradigmas da produção cultural e o movimento social das culturas", com Otto Ramos, Presidente do Conselho de Cultura do Amapá, discutindo temas como Movimento Social das Culturas, Plano Estadual de Cultura, Pcult - Partido da Cultura, Novo Minc, CNPC e Conselho Estadual de Cultura.

Já na quinta-feira (8) é a vez do tema “Novos modelos de gestão de carreira, música e a Rede de Artistas Brasil”, com Edimar Filho, integrante da banda Black Drawing Chalks, produtor e sócio de “A Construtora - Música e Cultura”. Serão debatidos assuntos como Gestão de Carreira, Nova Música Brasileira, Rede Brasil de Festivais, Circulação, Trabalho - Serviço - Emprego - Carreira, Carreira-Vida, Cachê, Turnês, entre outros.

Os debates informais que fazem parte do campus temporário da Universidade Livre Fora do Eixo no Festival Maionese 2012 serão abertos ao público. O projeto é uma ação integrada à UniCult - Universidade das Culturas - e Cultura de Rede.

O Festival Maionese ocorre na sexta e sábado (9 e 10), no Armazém 112 - Jaraguá