Um seminário de gestão com a troca de experiências envolvendo diretores de escolas públicas de todo o Brasil nos Estados Unidos da América (EUA) contou com a participação de um representante de Alagoas. Jaelson de Farias Vieira, diretor da Escola Estadual Santos Ferraz, no município de Taquarana, foi o escolhido para integrar a delegação que durante 28 dias visitou escolas americanas.
A viagem teve início no dia 09 de outubro e, em terras internacionais, os brasileiros puderam agregar experiências exitosas que contribuem para um ensino público de qualidade aos americanos. Durante o período que esteve na grande potência mundial, Jaelson Farias participou de diversas atividades voltadas à área da educação, observando o trabalho que é desenvolvido no país e agregando conhecimentos que serão trazidos a Alagoas.
O diretor desembarcou nesta terça-feira (06) no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, e no retorno da viagem foi recepcionado por colegas de profissão e alunos da escola de Taquarana, que se sentiam orgulhosos com a experiência do gestor.
De acordo com Jaelson de Farias, o intercâmbio de gestão escolar contou com 25 diretores brasileiros, que foram subdividos em grupos para visitar escolas nos Estados Unidos.
Essas visitas foram fundamentais para conhecermos os trabalhos nelas desenvolvidos pelos profissionais da educação. Vivenciamos a realidade deles e trouxemos na bagagem essas novas experiências que poderão ser aplicadas em nosso estado”, colocou.
Dentro do programa American Councils For Internacional Education, os profissionais da educação compartilharam dias de visitas e conhecimentos de metodologias, práticas inovadoras e todas as importantes ações voltadas ao ensino de qualidade nos Estados Unidos. Para o diretor, as escolas americanas se destacam pela grande infraestrutura e recursos disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos.
“Mas o ponto fundamental que existe entre professores, diretores, é o compromisso, profissionalismo e comprometimento que todos têm com a educação do país. Em nada adiantaria a estrutura se não houvesse esse sentimento entre os profissionais. E é justamente isso que desejo compartilhar em Alagoas. Sabemos que ainda há problemas em nosso Estado, mas se todos se entregarem totalmente, muita coisa pode ser feita”, colocou Farias, que promete se reunir com outros diretores de escolas estaduais para repassar todo o conhecimento adquirido durante o intercâmbio.