Nessa segunda-feira, 5, o INSS Alagoas registrou os primeiros atendimentos no Sistema Integrado de Benefícios (Sibe). José Maria da Silva foi o primeiro cidadão a requerer o amparo assistencial para pessoas com deficiência na agência da Previdência Social em São Miguel dos Campos, a 60 km de Maceió , utilizando o novo sistema. Mas como ainda aguardou a avaliação médica para a conclusão do processo, o primeiro benefício concedido foi o de Maria Nilda Pereira, de 65 anos, completados no dia 26 de outubro.

Oito servidores das áreas de Benefícios, Administração de Informações de Segurados, Atendimento, Serviço Social e Perícia Médica estão em São Miguel até esta quarta-feira, 7, onde implantam o sistema, capacitam os servidores daquela unidade e também compartilham o conhecimento do Sibe. A partir da quinta-feira, 8, o grupo vai se dividir em dois para agilizar a implantação nas demais unidades de Alagoas.

De acordo com a programação, no dia 21 de dezembro 25 agências do INSS em Alagoas já terão o novo sistema em funcionamento. A exceção é apenas para a agência Jatiúca, que está como piloto do Sisage, que impede a implantação do Sibe.

Esse novo sistema integra a perícia médica e a avaliação social, que podem ser realizadas no mesmo dia. Ele substituirá a solução tecnológica referente ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/Loas) ao idoso e à pessoa com deficiência e implanta a ferramenta de monitoramento dos processos de concessão. Posteriormente, os demais sistemas relacionados ao benefício por incapacidade também serão substituídos.