A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais, confirmou neste sábado a quarta morte em decorrência de acidentes provocadas pela chuva no Estado. Segundo a Cedec, na noite de sexta-feira uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu o município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na rua Alberto Machado Ribeiro, Célio Farias de Almeida, 40 anos, morreu após um muro de 3 m de altura, que estava em construção, desabar sobre ele. Conforme os dados da Defesa Civil de Brumadinho, a vítima teria saído de sua casa e com uma enxada começado a fazer um buracos próximo ao muro para desviar a água que se acumulava atrás da estrutura. Chovia forte no momento e o muro veio a cair. Além da vítima fatal, quinze residências foram danificadas, sendo que dez pessoas ficaram desalojadas.

As outras mortes por decorrência de acidentes provocados pelo início do período chuvoso foram em Passos, no sul de Minas Gerais, onde Yan Lucas Correa, 17 anos, morreu após ser atingido pelo telhado da escola onde estudava, no dia 21 de setembro. Em São Tomé das Letras, também no Sul de Minas, quando o turista Flavio Muniz de Abreu, 23 anos, foi atingido por um raio enquanto participava de uma festa rave. A terceira vitima fatal é Plínio Cesar Costa de Oliveira, 16 anos, que também foi atingido por um raio na zona rural de Itaguara, na região Central do Estado.

Ainda segundo a Cedec-MG, até agora três municípios mineiros decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pela chuva: Senador Firmino, Itanhomim e Bambuí. Outros seis comunicaram estragos.