Com o crescimento da economia e o desenvolvimento de Alagoas, aumenta o número de empresas que trabalham com produtos químicos perigosos e veículos que circulam fazendo o transporte pelas rodovias que cortam o Estado. Diante disso, o que fazer em um caso de acidente? Esta preocupação levou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realizar, na quarta-feira (31), o Workshop Emergências Envolvendo Produtos Químicos em Alagoas, a partir das 8h, na Faculdade Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas.
A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual (Cedec) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e prossegue até quinta-feira (1º). O evento tem o objetivo de disseminar conhecimentos específicos, relacionados a desastres e acidentes. Com isso, serão construídos planos estratégicos e integrados nos municípios e estado, visando enfrentar os possíveis desastres que possam ocorrer.
O Workshop irá contar com a participação do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, além de técnicos dos municípios de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Atalaia, Messias, Palmeira dos Índios, Pilar, São Miguel dos Campos e Rio Largo. A diretora estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Elizabeth Rocha, explica que o plano estratégico visa uma ação mais eficaz em caso de acidentes, reduzindo o número de vítimas, dos riscos à saúde e ao meio ambiente. Com isso, segundo ela, também haverá diminuição dos gastos com atendimentos e será possível evitar possíveis colapsos no sistema de saúde, Defesa Civil e IMA.
Elisabeth Rocha destacou que, durante o Workshop Emergências Envolvendo Produtos Químicos em Alagoas, será construído e aprovado o Protocolo Unificado de Atendimento às Emergências Químicas. “No primeiro dia do workshop, a partir das 8h, integrantes da Defesa Civil Nacional irão apresentar o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres e a Lei de Proteção e Defesa Civil. Em seguida, está prevista uma mesa redonda sobre a atuação dos Centros Estaduais de Gerenciamento e Monitoramento de Riscos e Desastres”, informou.
À tarde acontece mais uma mesa redonda, que irá tratar das Experiências Bem Sucedidas de Ações Integradas dos Órgãos Setoriais. O Programa Apeel da Braskem irá realizar um simulado de atendimento de emergência e, ao final da programação, os técnicos irão promover uma fiscalização integrada de produtos perigosos.
No segundo dia do evento, os participantes irão conhecer o Protocolo Unificado de Atendimento às Emergências Químicas em Alagoas. Na sequência serão formados grupos para discussão e consolidação do protocolo unificado e a organização do workshop irá realizar uma dinâmica de grupo com os participantes.