A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), realizarão neste sábado (27), ações para a promoção da saúde da população e cadastro do BIOSUS. A atividade acontece no Ginásio Esportivo do Colégio Fantástico, localizado no Benedito Bentes I, das 8h às 16h.
No local, serão disponibilizados além do cadastro do BIOSUS, aferição de pressão, teste de glicemia, exames diagnósticos para DST/Aids, triagem para cirurgia de catarata, glaucoma, varizes e adenóide, educação em saúde bucal com distribuição de escovas, orientação em doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos e material informativo sobre a importância do controle social.
BIOSUS – O sistema será disponibilizado em tempo real através de um sistema web, onde informará aos prestadores de serviço além de dados cadastrais como o nome, a data de nascimento do usuário, o sexo do paciente e o número do Cartão Nacional do SUS, com todas as suas informações de saúde, para possibilitar o acompanhamento desse usuário dentro da rede de atendimento SUS em qualquer parte do País.
O BIOSUS possibilitará melhor planejamento da saúde no município, no controle dos gastos e na organização do atendimento ao usuário. O mesmo, por sua vez, será inserido no sistema gradativamente, pois à medida que cada paciente solicitar um serviço, o sistema fará um reconhecimento biométrico associando a identificação digital do usuário ao número do seu Cartão SUS e aos seus dados cadastrais; e uma vez confirmado, dará acesso posteriormente ao seu prontuário.
Segundo a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) da SMS, o Sistema BIOSUS já está disponível para prestadores de serviços como Santa Casa de Misericórdia, Hospital do Açúcar, Hospital Ortopédico, Cenefron, Instituto da Visão, Instituto dos Olhos, Iofal, entre outros, e, posteriormente, estará disponível em todas as unidades de saúde da capital alagoana. O sistema está funcionando atualmente em fase experimental, com os pacientes que utilizam os serviços de média e alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e tratamento do glaucoma, e tem previsão de implantação oficial na atenção básica de saúde do município até dezembro.









