Alagoas está empobrecendo ou enriquecendo?

26/10/2012 11:34 - Economia de Alagoas
Por Alexandre Manoel

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita serve tanto como uma medida de riqueza (do ponto de vista macroeconômico) quanto como uma medida de bem-estar social (do ponto de vista microeconômico). Todavia, em ambas as utilizações, o PIB per capita  é uma medida que não se preocupa com desigualdade, i.e, não se importa com as diferenças entre pessoas, apenas com a soma das riquezas produzidas.

Ao observar a economia alagoana entre 1999 e 2009, na ótica do PIB per capita, depreende-se que ela tem crescido abaixo da taxa média do Nordeste. De fato, utilizando-se o deflator do PIB nacional, entre 1999 e 2009, enquanto o Nordeste cresceu, em média, 3,63% ao ano, Alagoas cresceu 2,95% ao ano. Consequentemente, pelo fato de ter crescido abaixo da média, diz-se que Alagoas empobreceu relativamente ao Nordeste nesse período.

Ultimamente, tenho me debruçado sobre os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Nesse sentido, ao analisar o período 2000 a 2010, na ótica da renda domiciliar per capita, nota-se que Alagoas cresceu 4,3% ao ano, enquanto o Nordeste cresceu 4,2% ao ano, tendo o Brasil crescido 2,7% ao ano. Em consequência disso, uma vez que a economia alagoana cresceu acima da média do Nordeste, diz-se que Alagoas enriqueceu relativamente ao Nordeste nesse período.

E, então, perguntei-me: Alagoas empobreceu ou enriqueceu relativamente ao Nordeste, no período recente?

Esse é um dos momentos que me deparo com os limites de explicação da teoria econômica. A propósito, relatei esse fato a dois conceituados amigos economistas, que são especialistas em Economia Regional. E perguntei o que eles achavam. Um me disse que pode ter havido “erro de medida” em uma dessas duas variáveis. O outro me disse que não haveria problema, pois, no longo prazo, esses dois conceitos teriam que convergir. Os dois estão certos, mas, para meus propósitos de tentar decifrar isso, a explicação de “erro de medida” não serve. É claro que alguém pode dizer: “Mas, Alexandre, isso é óbvio: são as transferências federais etc.”. Pode ser, mas não me parece tão óbvio, pois isso pode indicar realmente uma mudança de direção, em termos de crescimento.

Apesar de o conceito de renda domiciliar per capita também eliminar toda a desigualdade existente entre diferentes membros de uma mesma família, tal problema relativo à desigualdade é um problema bem menor do que aquele inferido ao observarmos o PIB per capita, de modo que renda domiciliar per capita crescendo substancialmente significa maior mercado, que pode atrair empresas, atrair mão-de-obra mais qualificada, gerar maior necessidade de ampliar infraestrutura e assim por diante. Em outras palavras, pode gerar um atrator positivo em termos de maior crescimento econômico.

É esperar mais uns 10 anos para verificar se essa renda acima da média vai gerar um PIB acima da média nordestina ou vice-versa; que hão de convergir, não tenha dúvida, resta saber a direção. Enfim, minha única verdade sobre esse fato é que, em tese, a população (em geral) sente muito mais o impacto da renda domiciliar do que o do PIB, que muitas vezes pode estar inflado por exportações, por exemplo, cujos rendimentos nem sempre se espraiam entre os residentes do Estado.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..