Visando a melhoria das ações do Poder Judiciário no interior do estado, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, inaugura, nesta sexta-feira (26), às 9h, o fórum da Comarca de Boca da Mata, onde tramitam cerca de 1.200 processos totais, muitos dos quais litígios familiares, e criminais.
“Com a inauguração de mais uma unidade, o Tribunal de Justiça de Alagoas avança na sua política de modernização de sua estrutura, na capital e no interior, e contribui para uma melhor prestação jurisdicional à população do município”, observa o desembargador Sebastião Costa Filho, presidente da Corte de Justiça.
Novas instalações facilitam trabalho de servidores
O novo prédio custou R$ 1.185.813,45 reais, segundo informações do Fundo Especial para Modernização do Judiciário (Funjuris). Sua estrutura atende às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): possui amplo estacionamento, salas para realização de audiência, para depósito de armas, e para que testemunhas reconheçam acusados.
Para o juiz André Guasti Motta, titular da Comarca, a nova estrutura atende aos padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e valoriza os servidores daquela Comarca. “A modernização da unidade melhora a qualidade dos serviços prestados, colocando-se em evidência a valorização dos servidores”, destacou o magistrado.
Além da sala para trabalho do magistrado titular da Comarca, a nova unidade também oferece instalações adequadas ao trabalho dos representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Defensoria Pública Estadual. Há ainda cela para acomodação de reeducando convocado para depoimento e espaço para tribunal do júri.
O diretor-presidente do Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris), juiz Nelson Tenório, destacou a importância da nova unidade. “Contribui para uma melhor prestação jurisdicional à população e também facilita o trabalho do juiz, dos servidores, dos promotores, defensores públicos”, afirmou.
Dois novos fóruns foram inaugurados na região sertaneja
Neste ano, também foram inaugurados os fóruns das Comarcas de Olho D'água das Flores e Piranhas. Mais de 20 mil habitantes são beneficiados pela Comarca de Olho D'água das Flores, além da cidade de Monteirópoles. Já a comarca de Piranhas beneficia cerca de 25 mil habitantes, com abrangência aos moradores da cidade de Olho D'água do Casado.