Munidos com adesivos que diziam “Arma nem de brinquedo”, equipes da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e do Procon de Alagoas realizaram uma ação conjunta no comércio de Maceió, na manhã desta quarta-feira (24), para fiscalizar a venda de armas de brinquedo similares às verdadeiras. A ação abre as atividades da Semana Mundial do Desarmamento, de 24 a 30 de outubro.

A comercialização de tais produtos é proibida pelo Estatuto do Desarmamento e pelo Código de Defesa do Consumidor. A ação no Centro de Maceió e nos bairros do Feitosa e Eustáquio Gomes também buscou conscientizar os pais sobre o perigo que as armas de brinquedo representam para as crianças.

“Algumas armas de brinquedo são bastante similares às verdadeiras, o que coloca muitos jovens, desde cedo, em contato com uma brincadeira aparentemente inocente, mas que reproduz uma situação de violência. Isso predispõe crianças e adolescentes a manusear armas verdadeiras em casa ou de algum conhecido, resultando em disparos acidentais, muitos deles, fatais”, contou o secretário Jardel Aderico.

Jardel chamou atenção ainda que algumas armas de brinquedos são tão perfeitas na sua reprodução que chegam a ser usadas em assaltos. “No calor do momento, acuado por um revólver, a vítima não vai ter o sangue frio ou a familiaridade para checar se é uma arma verdadeira ou não”, disse.

De acordo com o assessor técnico do Procon/AL, Leandro Almeida, o consumidor também deve fazer a sua parte. “Se souber que algum estabelecimento está comercializando armas de brinquedo deve entrar em contato com a Sepaz, Procon e até mesmo com a polícia. Pois, a venda de produtos com característica de arma de fogo é crime”, ressalta Almeida.


No total, 27 lojas foram fiscalizadas. Foram encontrados vários tipos de armas de brinquedo - de plástico, que disparavam água, bolhas, dardos, bolinhas -, mas nenhuma que apresentasse semelhança com uma de verdade. Todas as lojas fiscalizadas estavam de acordo com a legislação e permitiram a colocação do adesivo da campanha nas portas.


A fiscalização continua nesta quinta-feira (25) em Palmeira dos Índios e Arapiraca. Até o dia 30 de outubro, estão programadas outras atividades de conscientização para o desarmamento.