O AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. É a segunda causa de mortalidade do mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que podem deixar. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença.
A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, Rede Brasil AVC e a Associação Ação AVC pedem medidas urgentes para enfrentar essa epidemia silenciosa, com a campanha da “Semana Nacional do Combate ao AVC” e do “Dia Mundial do AVC”.
Em Maceió a campanha terá início na sexta-feira, dia 26, com palestra no Espaço Saúde Unimed, no Corredor Vera Arruda, às7h. No sábado, dia 27, a ação para a comunidade acontecerá na Fits, localizada em Cruz das Almas, a partir das 8h.
Já no domingo, dia 28, a campanha será realizada a partir das 12h no Pátio Shopping Maceió, com palestras proferidas por profissionais da saúde sobre como prevenir, reconhecer e reabilitar pacientes. No local será montado um espaço saúde em parceria com a Unimed e faculdades parceiras, quando serão oferecidos serviços de controle de glicemias, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, avaliação do IMC, circunferência abdominal e distribuição de folhetos explicativos. Também será feito cadastramento dos acometidos de AVC para futuro encaminhamento à reabilitação.
A CAMPANHA
Em 2010, quando a campanha foi criada, teve como tema escolhido "Um em cada seis", para destacar a triste estatística de que 1 a cada 6 pessoas no mundo terá um AVC durante sua vida.
Neste ano, a Campanha “1 em 6” continua e no Dia Mundial do AVC, comemorado em todo mundo no dia 29 de outubro, será lançado um novo slogan: “Eu me importo”. Além de focar na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta, estimular uma vida mais saudável e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes.
“A luta contra a doença ganha importância à medida que cada vez mais pessoas se mobilizam para combater este problema. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento”, destacou Solange Syllos, presidente da Associação Ação AVC.
A ASSOCIAÇÃO AÇÃO AVC
Após ser inscrita como membro filiado à Rede Brasil AVC e à Organização Mundial do AVC (Word Stroke Organization- WSO), duas respeitáveis organizações, a Ação AVC de Alagoas foi transformada em Associação e teve seu estatuto aprovado abril P passado. Na ocasião, foi formada a primeira diretoria da entidade.
Com sede em Maceió, a Associação Ação AVC é a responsável por inserir Alagoas nesta importante campanha mundial. É uma entidade sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são congregar pessoas acometidas por AVC, familiares, profissionais de saúde e demais interessados, além de promover a integração e assistência social; criar, manter e desenvolver atividades e serviços de assistência. Cabe também à Associação encaminhar os acometidos de AVC para tratamentos de reabilitação.









