A posse, durante a sessão de ontem, do novo desembargador do Tribunal Regional de Alagoas, o advogado Fernando Maciel, deve adiar o julgamento de uma ação que tem como objetivo aumentar o número de vagas na Câmara de Maceió.
O processo deve ser redistribuído, pois iria ser relatado pelo desembargador eleitoral Antônio Carlos de Gouveia, que foi justamente substituído por Fernando Maciel, que foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff após ter sido escolhido em uma lista tríplice.
Fernando Maciel deve assumir então a relatoria do pedido de aumento de 21 para 30 no número de vereadores de Maceió.
Conforme adiantou o Cadaminuto em primeira mão, vários suplentes de vereadores derrotados nas urnas no último dia 07 se reuniram, no mínimo duas vezes, no Hotel Enseada, para “traçar estratégias” para a defesa desta tese.
Durante boa parte de 2012, a polêmica tomou conta dos bastidores da Casa de Mário Guimarães e estampou os jornais de Maceió, porém, os vereadores não chegaram a um entendimento em conjunto.
Quem seriam os “novos vereadores” e a composição da Câmara
Na coligação de Davi Davino (PP), Fátima Santiago (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Chico Holanda (PP) e Tereza Nelma (PSDB) entraria Oscar de Melo (PP)
Na coligação de Heloisa Helena (PSOL) e Guilherme Soares (PSOL) entraria o professor Beto Brito (PSOL)
Na coligação que entrou Silvanio Barbosa (PSB), entraria César Lira (PSB)
Na coligação que elegeu Galba Novaes Neto (PMDB), Wilson Júnior (PDT), Kelmann (PMDB), Antonio Holanda (PMDB) e Ze Marcio (PSD) entraria o médico Ronaldo da Luz (PMDB)
Na coligação que elegeu Silvio Camelo (PV) e Eduardo Canuto (PV) entraria Marcelo Malta (PC do B)
Na Coligação que elegeu Aparecida do Luis Pedro (PRTB) e Marcelo Gouveia (PRTB), entraria o ex-presidente da Casa, Arnaldo Fontan (PRTB)
O PT faria além de Kleber Costa(PT) o sindicalista Isaac da CUT (PT), o PPS faria além de Silvania Barbosa (PPS) o novato Jonatas Omena (PPS) e por fim o PR, que não havia feito ninguém passa a contar com Berg Holanda (PR).