A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta segunda-feira (22), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), a aula inaugural do estágio não obrigatório dos estudantes de Medicina da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca. O evento, realizado por meio da Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CSGDP), teve como objetivo acolher os 20 acadêmicos selecionados no processo seletivo. Na oportunidade foi apresentado o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), como maior política de inclusão social do País.

A solenidade contou com a presença do superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clemente, do gerente Acadêmico do Hospital Geral do Estado (HGE) e representante da Uncisal, Amauri Clemente, e o diretor médico da UE do Agreste, Celso Silva. De acordo com Sival Clemente, os estudantes precisam se ‘encantar’ pelo trabalho no SUS e cabe aos técnicos o papel de apresentar o sistema de saúde que deu certo e que se profissionaliza a cada dia.

“Quando a Sesau concebeu esse estágio, foi pensando em contribuir para ampliar a formação profissional dos futuros médicos e ‘conquistá-los’ para o trabalho no SUS. O Sistema Único não é um plano de saúde, mas uma política consolidada que vem transformando a saúde pública ao longo dos anos. Por isso, necessita de profissionais qualificados e com um olhar mais humanizado”, destacou.

A aula inaugural sobre “Trauma: a doença do século” foi ministrada pelo cirurgião Amauri Clemente, que salientou a importância do estágio como essencial no processo de aprendizado. “O estágio é fundamental para expandir o conhecimento e proporcionar mais segurança ao estudante, que passa a ter uma vivência clínica diversificada num ambiente hospitalar”, afirmou.

Celso Silva, diretor médico da UE do Agreste, lembrou que os estudantes contarão com todo o apoio da equipe multidisciplinar. “Tenho certeza que todos ganham com a presença dos alunos, principalmente a comunidade. É com muita satisfação que abrimos as portas da Unidade Daniel Houly para receber os futuros médicos”.

Das 30 vagas de estágio disponibilizadas pela Sesau, somente 20 acadêmicos foram selecionados. Os estudantes das Universidades Federal de Alagoas (Ufal) e Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) estarão, durante quatro meses, desenvolvendo atividades práticas na unidade hospitalar.