Os gerentes dos Projetos Estruturantes do Alagoas Tem Pressa se reuniram, na manha dessa quinta-feira (17), com a equipe do Programa, para avaliar o modelo adotado nos encontros desses últimos nove meses e aprimorar o processo de monitoramento e controle de metas. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), unidade Jaraguá, e foi organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq).

“O Alagoas Tem Pressa apresenta um modelo de gestão diferenciado, com projetos que propõem transformar o Estado como um todo. Não é um Programa de Governo, é um legado que vai ficar para os nossos filhos, e netos e assim por diante”, disse o secretário e anfitrião da reunião, Alberto Sexta Feira.

Como o ciclo de apresentação de todos os projetos das secretarias foi concluído na reunião passada e os gerentes tiveram a oportunidade de conhecer bem todos eles, a equipe de monitoramento do programa decidiu renovar a avaliação feita em janeiro, onde os gerentes, pela primeira vez, expuseram suas dificuldades e melhorias foram implantadas, entre elas: confecção de cartão de visitas, criação de capa exclusiva para tramitação dos processos do programa, as próprias reuniões mensais dos gerentes dos projetos estruturantes e a reciclagem do treinamento do sistema de monitoramento.

“Percebemos que era o momento de fazer uma nova avaliação para que os gerentes pudessem sugerir ideias com o intuito de melhorar a reunião e torná-la ainda mais eficaz”, afirmou a coordenadora técnica do Programa e secretária adjunta de Modernização e Controle de Metas da Seplande, Poliana Santana.

Através de uma apresentação direcionada, os gerentes avaliaram itens como capacitações, reuniões, suporte técnico do monitor de projetos, sistema de monitoramento e comunicação, apontando os pontos fortes e os pontos fracos de cada tópico. Além disso, os gerentes ainda se autoavaliaram através de um questionário onde responderam se estavam atualizando o sistema, participando das reuniões de monitoramento, disseminando o programa na sua secretaria, dentre outras. Eles ainda tiveram a oportunidade de apontar o que os impedem de atuar de uma maneira mais eficiente no gerenciamento do projeto.

“As reuniões dos gerentes de projetos com foco na avaliação são importantes por possibilitar um olhar crítico sobre as falhas cometidas, na perspectiva de se alcançar um nível de excelência a partir de redirecionamentos, ajustes e intervenções da Seplande”, falou a gerente do projeto Inclusão Produtiva da Seteq, Luciana Caetano.

Na próxima reunião, que acontecerá no dia 14 de novembro sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), a equipe do Alagoas Tem Pressa apresentará um plano de melhoria aos gerentes e todos os resultados dos questionários respondidos na reunião dessa quinta-feira (18).