O prefeito eleito de Maceió Rui Palmeira é uma das apostas do PSDB para o novo projeto nacional do partido. A Coluna Painel, publicada no jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-fera (19), narra que o senador Aécio Neves entregou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso um relatório sobre os resultados do partido no país nas eleições do dia 7 de outubro.

Segundo a Folha, a conclusão do relatório é de que a sigla se reposicionou na região Nordeste e esta "nova geopolítica" deveria se refletir "na ocupação de espaços na direção nacional" do partido. A conversa entre Aécio e FHC teria ocorrido em um almoço ontem, em São Paulo. E o nome de Rui Palmeira seria um dos participantes do novo projeto nacional da legenda.

Eleito com 57,40% dos votos válidos, Palmeira é um dos nove prefeitos de capitais do Brasil eleitos em primeiro turno, sendo o único do PSDB. Entre as 17 capitais onde haverá segundo turno,  tucanos disputam em 8. Com bom desempenho nas eleições, o pernambucano Daniel Coelho (PE), que teve 27,6% dos votos em Recife, e o piauiense Firmino Filho, que disputa o segundo turno em Teresina (PI), seria outros nordestinos que seriam alçados à liderança nacional do partido.