A diretoria da Universidade Norte do Paraná em Alagoas (Unopar-Al) reuniu na manhã de hoje, 19, representantes das coordenações de Educação à Distância de Alagoas e Pernambuco para discutir melhorias na qualidade do ensino e na expansão dos cursos para beneficiar o desenvolvimento de outras cidades. Em Alagoas, a Unopar está presente em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Murici e Olho D’Água das Flores, com estudo de expansão em mais cinco municípios.
A Unopar é referência no Ensino a Distância e modelo para todas as instituições que atuam nessa área, ao ser a primeira Universidade Brasileira a atender aos referenciais de qualidade definidos pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC). Com vários cursos de graduação e sequenciais de formação específica, cursos no sistema de ensino presencial conectado – modalidade a distância, mestrados acadêmico e profissional e cursos de pós-graduação Lato Sensu.
O ensino a distância tem um impacto positivo para a população e para o desenvolvimento econômico regional, além de o setor crescer a taxas significativas, o acesso ao Ensino Superior deve ser facilitado à parcela da população que não possui condições de pagar o valor mensal superior a R$ 350.
Para o diretor da Unopar-Maceió, Benedito Anadão, o acesso facilitado a essas novas ferramentas tecnológicas e os consideráveis benefícios que elas podem proporcionar é um ponto importante a se destacar, pois influência diretamente na educação pela possibilidade de conciliar estudo e trabalho, configurando-se como uma alternativa de ampliação do ensino para a população. “Outro ponto a considerar é o baixo custo da internet, a facilidade ao curso e a comodidade que o aluno tem de não ter que sair de sua cidade, do conforto do seu lar e da convivência com a família e os amigos, nem deixar o seu trabalho”, disse Benedito.
“Nosso objetivo é expandir os polos de ensino a outras cidades, com a autorização e regulamentação do MEC. A Unopar tem como principal meta levar a instituição o mais próximo do aluno, para que ele cresça e faça com que sua região tenha o progresso”, enfatizou o diretor geral da Unopar, Paulo Diniz.
A coordenadora regional, Anaci Paim, acredita que o ensino a distância possibilita o desenvolvimento local e regional, e oportuniza a educação superior aos alunos que residem em áreas que tem dificuldades de deslocamento.