Professores que se destacaram no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais foram premiados na tarde desta quarta-feira (17) durante o IV Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento integra a programação da Semana do Servidor Público que segue até a próxima sexta-feira (19).
O encontro foi realizado no auditório da 15ª CRE, no Cepa, e contou a participação de representantes das onze unidades de ensino que compõem a coordenadoria. De acordo com o chefe da unidade de apoio pedagógico, Marcos Afonso Barros Morais, a ideia foi socializar as práticas pedagógicas exitosas das escolas, mediante o Plano de Intervenção.
“Conseguimos reunir os professores, que trouxeram exemplos de projetos que se destacaram neste primeiro semestre de 2012, para realizar essa troca de experiências positivas. São ações ligadas à leitura, matemática, tudo de acordo com componentes curriculares”, colocou Marcos Afonso.
Dentre os projetos estão Progressão Parcial no Sistema Modular, Leitura com música, laboratório de ciências, simulados, utilização de jogos lúdicos para fixar os ensinamentos da matemática, atividades culturais e interdisciplinares, das escolas estaduais Laura Dantas, Moreira e Silva, Dom pedro II, Afrânio Lages, Maria José Loureiro, Titara e Princesa Isabel.
Inovação na Matemática - Um do premiados é o Projeto Mente Inovadora – Mindlabe, desenvolvido pela equipe da Escola Estadual Laura Dantas. Utilizando o raciocínio lógico, a atividade que acontece dentro das aulas de Matemática, transformou-se numa ponte na vida dos estudantes, implementada por meio de jogos educativos.
Segundo as representantes da escola, professora Fabiana Coelho e coordenadora Dislene Costa, este é um projeto piloto que há dois meses foi implantado, a princípio apenas em duas escolas, e que já vem produzindo frutos.
“O projeto tem como foco trabalhar o emocional, social, ética e cognitivo, tudo de maneira lúdica. Assim as atividades são transportadas para a vida de cada estudante, que se torna um observador, além de contribuir na tomada de decisões”, relatou Fabiana Coelho.
Dentre os avanços, a equipe da Laura Dantas observou o retorno de alunos que estavam evadidos da escola e que, agora, frequentam as aulas com conhecimento da importância de trazer o despertar para o saber.
“Estar aqui simboliza um grande momento, já que há a troca de experiências deste projeto experimental para outras escolas. Compartilhar o saber é algo importante porque aprendemos com o outro e assim levamos para a nossa escola outros projetos exitosos que deram certo e podem ser implantados”, acrescentou Dislene Costa.
Valorização - Após as apresentações, 44 profissionais das escolas estaduais foram agraciados com medalhas que, segundo Marcos Afonso, simboliza a homenagem da coordenadoria às escolas que foram parceiras com os projetos integrados, ampliando ainda mais o campo de ensino em Alagoas.
“Este é momento importante já que valoriza o educador, seu trabalho no dia a dia, o esforço que cada um dedica para sua escola. E quem é o mais beneficiado com esse esforço é o aluno, que aprende de uma maneira diferente, já que os objetivos almejados são alcançados bem melhor que na sala de aula”, finalizou.









