Procon/AL Censura Propaganda da Dafra!

18/10/2012 15:18 - Direito do Consumidor
Por Redação

“Não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo”, frase atribuída ao filósofo Francês Voltaire.

Amigos, essa semana saiu na imprensa local que o PROCON/AL determinou a retirada da propaganda das motos DAFRA dos outdoors de Maceió. Foi feita uma representação junto ao Conar, que é o Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária, que decidiu pela retirada da publicidade.

A função do Conar é analisar se a propaganda feita é enganosa, abusiva ou cause algum constrangimento ao consumidor.

De início quero deixar claro que sou contra a qualquer tipo de censura e essa é uma delas. A função do Conar é de analisar se houve algum tipo de propaganda enganosa ou abusiva, o que no caso não houve, outro elemento que ele analisa é se a propaganda causa algum tipo de constrangimento ao consumidor e este é o momento que gera polêmica.

Se a propaganda fosse enganosa ou abusiva não teria dúvidas em apoiar a posição do PROCON/AL e do Conar, pois estamos diante de um regramento jurídico e esse deve ser cumprido, porém não foi o caso.

Houve um entendimento de que a foto da modelo e as palavras utilizadas causam um constrangimento ao consumidor, ora, muitos não se sentiram constrangidos e como fica?

Entendo que, se a propaganda foi mal educada, não quer dizer que deve ser banida da sociedade será esta que dará o seu real valor. Tenho certeza que, essa propaganda em específico teve uma repercussão junto ao seu público alvo.

Sinceramente não gosto de moto, acho um meio de transporte perigoso e sequer tinha visto essa propaganda, só tomei ciência quando li as manchetes da atitude do PROCON, que repito, não concordo.

Sou um defensor da liberdade criativa, não gosto de censura, acho que a censura tem que ser feita por aquele que criou. O meu limite não é igual ao seu limite, no caso uns acharam ofensivas e outros não. Essa atitude deu audiência a um publico que sequer sabia da sua existência, como eu, essa atitude já virou assunto de mesa de bar e essa atitude vai ser criticada por aqueles que são contra a qualquer tipo de censura.

Por fim, não acho que a atitude do PROCON/AL foi correta, por entender que quem deve censurar a propaganda é a população, se houvesse no conteúdo algum ato abusivo ou que enganasse o consumidor aí eu seria o primeiro a solicitar que fosse reprimida.

A música de hoje é Censura do Plebe Rude.

Censura
Plebe Rude

Unidade repressora oficial
A censura, a censura
unica entidade que ninguém censura
Hora pra dormir
hora pra pensar
Porra meu papai
deixa me falar
Unidade repressora oficial
A censura, a censura
unica entidade que ninguém censura
Contra a nossa arte está a censura
abaixo a postura, viva a ditadura
Jardel com travesti, censor com bisturi
corta toda música que você não vao ouvir
Unidade repressora oficial
A censura, a censura
unica entidade que ninguém censura
Nada para ouvir, nada para ler
nada para mim, nada pra você
nada no cinema, nada na TV
nada para mim, nada pra você
Unidade repressora oficial
Unidade repressora oficial

http://letras.mus.br/plebe-rude/125441/
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..