Servidores públicos são orientados sobre cultura de paz

17/10/2012 03:33 - Maceió
Por Redação

A cultura de paz esteve presente na programação do IV Ciclo de Palestras que o Governo do Estado preparou para o Mês do Servidor. Na manhã desta terça-feira (16), o superintendente de Promoção de Cultura de Paz da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), Adalberon Sá Júnior, ministrou a palestra “O Servidor Público e a Promoção da Paz”, no Centro de Convenções.

 

Adalberon Júnior buscou fazer uma provocação aos servidores presentes baseado no slogan do programa Brasil Mais Seguro. “Como eu posso construir a paz no meu trabalho, no meu dia a dia?”, perguntou.

 

Na oportunidade, o superintende incentivou os servidores a expressarem seus conceitos de paz, fazendo uma relação com os demais conceitos diferentes de paz ao longo da história. Adalberon explicou que a construção da cultura de paz resulta da mudança do comportamento violento, apresentando ações que podem ser feitas no próprio ambiente de trabalho dos servidores.

 

“A construção da cultura de paz é um exercício constante para incorporar esse novo comportamento ao nosso cotidiano através de gestos, palavras, atitudes. Muitas vezes as conversas sobre paz ficam muito subjetivas, mas nós estamos aqui, neste momento, apresentando ações objetivas para a construção da paz. O que eu posso fazer para dar minha contribuição nesta mudança”, falou o superintendente.

 

Ações simples como saber ouvir, respeitar as diferenças e os sentimentos do outro, ser solidário, resolver conflitos através da mediação, não responder provocações, assumir responsabilidade pelos seus atos, “deixar a poeira baixar” para resolver problemas com um colega. Cada item era seguido de um pequeno exemplo, facilmente identificado no cotidiano dos servidores.

 

“Foi interessante, porque eu não achei que abrangesse tanto assim a questão do convívio com os colegas e o público, achei que fosse algo mais geral e subjetivo. Somos técnicas em enfermagem e pudemos identificar várias dessas situações na nossa rotina de trabalho”, comentaram as servidoras da Secretaria de Saúde, Edilene Fernandes e Stella Márcia.

 

A palestra vem de uma parceira que a Sepaz e a Secretaria de Estado de Gestão Pública (Segesp) estão firmando com o objetivo de começar a introduzir a cultura de paz no serviço público alagoano. “Outras ações estão sendo organizadas e virão em breve”, disse a superintendente da Escola de Governo, Síria Libânia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..