Cancelamento de voos em Viracopos deixa passageiros irritados

14/10/2012 12:10 - Brasil/Mundo
Por Redação

A série de cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após um avião de carga ter problemas durante o pouso deixou os passageiros irritados pelas longas filas e falta de informação das companhias aéreas. As operações foram suspensas desde as 20h do sábado (13) e até as 12h30 deste domingo, não existe previsão para que as operações no terminal sejam retomadas, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Após o incidente, a companhia Centurion Cargo não removeu o avião da pista, o único do aeroporto, até às 14h, e por isso Viracopos permanece fechado. A Infraero disse que a retirada da aeronave tem que ser feita pela companhia.

Segundo o diretor da Centurion no Brasil, Vanderlei Morelli, a demora para o início dos trabalhos ocorreu por conta da chegada dos equipamentos específicos para o reboque de São Paulo. "Como a aeronave, que pesa mais de 100 toneladas, ficou inclinada os trabalhos estão centrados em retornar o nível dos equipamentos para depois fazer a remoção", disse.

Cancelamentos
 

Passageiros chegaram a esperar durante 6h para ter informações de que não poderiam embarcar. "Não recebemos nenhuma satisfação, não sabemos se vamos para Guarulhos, se volta, não falaram nada, apenas para aguardar”, disse a dona de casa Erialba Martins de Pontes.

A cobradora Angela Melo conseguiu agendar a viagem para segunda-feira (15). "Pela segunda vez tivemos que remarcar a viagem e a empresa só diz que ocorreu um imprevisto", disse. O representante comercial Ivo Testa enfrentou durante 2h a fila para ter a informação que só poderá seguir para Santa Catarina durante a noite. “Sinceramente não sei o que fazer pois tenho compromisso", desabafa.

A TAM informou que as aeronaves que levariam passageiros de Viracopos foram levadas de ônibus para aeroportos de São Paulo. Assim como uma chegada prevista, que vinha do Rio de Janeiro, desembarcou em São Paulo e os passageiros seguiram de ônibus para Campinas. A Azul Linhas Aéreas informou em nota que está “prestando todo o auxílio necessário aos clientes, de acordo com a resolução da Anac, reacomodando-os da melhor maneira possível”. Até a publicação da reportagem representantes as companhias aéreas Gol e TAP não se manifestaram sobre a situação no embarque dos passageiros.

As reclamações com os serviços das companhias podem ser feitas na Anac pelo telefone 0800 725 4445.

Remoção
A aeronave da companhia Centurion, que vinha de Miami (EUA), continua na pista. Segundo a empresa, o cargueiro apresentou problemas no trem de pouso. Durante a manhã, a carga de 67 toneladas de eletrônicos e produtos manufaturados foi retirada. Pelo menos dez funcionários da empresa e do aeroporto fazem a inspeção de segurança. A carga não foi comprometida com o incidente, nenhuma pessoa ficou ferida e não houve vazamento de combustível na pista.

Imprecisão
No balcão de informações do aeroporto os passageiros são informados do retorno das atividades previstos para as 15h. A Azul, uma das empresas com maior número de voos no aeroporto, publicou uma nota que mostra o cancelamento dos voos até as 12h.

Apesar da estimativa de horários, a Infraero afirma não ter uma definição para prazo de abertura do aeroporto. Segundo a estatal, existe a dependência para a solução do problema pela Centurion, que também informou não ter horário previsto para a conclusão dos trabalhos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..