Se o tempo permitir, Felix Baumgartner tentará realizar neste domingo seu sonho de ser o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em uma queda livre da estratosfera, após na terça-feira seu salto ter sido cancelado devido aos fortes ventos.
Don Day, o meteorologista chefe do projeto, que está sendo realizado em Roswell (EUA), assegurou neste sábado que 'os prognósticos são favoráveis para um lançamento no domingo'.
Se o cronograma for cumprido, a cápsula arrastada por um gigantesco balão de hélio que transportará Baumgartner até uma altura de 36.576 metros de começaria sua subida às 9h30 (de Brasília) e o salto ocorrerá por volta das 13h (de Brasília).
'Queremos estender os limites da humanidade um pouco mais', disse Baumgartner hoje em uma rede social sobre o que significa o projeto.
Na terça-feira, quando o austríaco de 43 anos já estava sentado na cápsula, pronto para a decolagem, a missão foi suspensa devido a uma forte rajada de vento.
'Serei orgulhoso de ser a primeira pessoa em romper a barreira do som em queda livre. Mas sei que parte de toda esta experiência também ajudará que os futuros trajes pressurizados para os turistas espaciais e pilotos sejam mais seguros', declarou Baumgartner em entrevista divulgada hoje pelo patrocinador. EFE