A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) através da diretoria de Educação, Produção e Laborterapia, realizou na tarde desta quinta-feira (11), uma comemoração em homenagem aos profissionais da educação que trabalham no sistema prisional. Cerca de 70 pessoas participaram do evento, que aconteceu no salão de festas Cidade Jardim, no Tabuleiro do Martins.
A comemoração foi organizada pela gerência de Educação da Sgap, dirigida por Andréa Rodrigues. Todos os funcionários que trabalham com a educação na Superintendência foram convidados, como professores e monitores que prestam serviço na Sgap, mas são cedidos pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Funcionários da Escola Penitenciária e alguns gestores da Superintendência também participaram do evento.
O pastor Francisco Pereira, coordenador do setor de Assistência Religiosa da Sgap – que atua em parceria com a gerência de Educação –, fez a abertura do evento com um breve culto onde citou trechos bíblicos que fazem referência ao trabalho do professor. Uma frente de honra foi composta por diversos gestores da Sgap, como o superintendente adjunto, tenente-coronel Marcos Sérgio; a diretora de Educação, Produção e Laborterapia, Cinthya Moreno; Andréa Rodrigues e Anderson Rodrigues, professor de geografia.
Andréa Rodrigues elogiou a participação dos funcionários na organização do evento e ressaltou a importância do trabalho do professor no sistema prisional. “Esse é um dia de reconhecimento do serviço desempenhado pelos professores. Os profissionais do sistema lidam com alunos considerados diferentes pela situação em que se encontram, mas desempenham o papel de ensinar de uma forma maravilhosa, mudando a vida dos reeducandos”.
Anderson Martins, falou sobre sua experiência no sistema penitenciário e disse que o trabalho ajudou a mudar sua visão profissional. “No Brasil, a profissão de professor não é valorizada por muitas pessoas. Mesmo com as dificuldades que ainda existem no sistema prisional, sei que meu trabalho é reconhecido. É gratificante perceber como o conhecimento melhora a vida desses alunos”.










