Cultivo da banana passa a integrar APL Fruticultura no Vale do Mundaú

11/10/2012 21:20 - Economia
Por Redação

Produtores e coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, tomaram uma decisão importante nesta quarta-feira (10). Realizada no Sebrae-AL, um dos parceiros do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que conta com a coordenação da Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, a reunião confirmou a entrada de mais uma cultura dentro do arranjo. Além de fomentar a produção de laranja lima no Estado, o APL vai também promover o desenvolvimento do cultivo de banana.

“Essa é uma discussão que já acontece há algum tempo, e com a reestruturação do APL vimos uma oportunidade de mudança. A própria troca de nomenclatura já previa a articulação de outras frutas dentro da região do Vale do Mundaú. Nessa ocasião específica, todos chegaram ao consenso de que a banana também é muito importante para a localidade”, explica a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.

A decisão traz a possibilidade de desenvolvimento para outros produtores, mas também representa um grande desafio para a coordenação. “Trabalhando com uma fruta específica, podemos dizer que a gestão estava bem representada, mas agora será preciso recomeçar do zero com os produtores de banana, promover a organização da cadeia como um todo. Nós sabemos que a produção é grande, que existe uma teia, mas espaçada, o trabalho vai ser todo realizado em função de uma melhora na comercialização do fruto”, salientou a diretora de APLs da Seplande, Fátima Aguiar.

Com produtores em União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Branquinha e Joaquim Gomes, o APL vai realizar nos próximos meses um diagnóstico da produção de banana nesses municípios. A previsão é de que até o final do ano todas as identificações estejam concluídas e os trabalhos sejam iniciados para o fortalecimento da produção local.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..