A Coordenação do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipou, na terça-feira (9), as comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental – festejado no dia 10 de outubro –, reunindo os usuários, profissionais de saúde e familiares que fazem parte dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município, numa grande confraternização, celebrando a cidadania, a superação e a integração entre todos.

“O grande mote da saúde mental é promover a ressocialização desses usuários com a sociedade. É essa interatividade que estimula a evolução no tratamento e a superação dos desafios”, frisou a coordenadora do programa em Maceió, Izolda Dias.

Realizada na área externa do Caps Sadi Carvalho, localizado na Chã de Bebedouro, a comemoração só foi possibilitada pela parceria da coordenação com as equipes técnicas dos Caps Sadi Carvalho, Noraci Pedrosa, Rostan Silvestre, Luiz da Rocha Cerqueira e Everaldo Moreira, que se empenharam não só na organização da ação, mas também na mobilização e participação dos usuários.

No local, a programação contou com atividades recreativas, apresentações do grupo de capoeira da Sociedade Pestalozzi e do grupo musical do curso de Psicologia do Cesmac – ambos incentivando a todos a vencer a timidez e participar dessas atividades – alongamento, jogos de memória, campeonato de bambolê e de dança, intercaladas por um lanche bastante nutritivo.

“Procuramos tornar esse momento o mais diversificado possível e tivemos a oportunidade de ver pessoas fazendo aqui o que não faziam antes, o que reforça o argumento de que saúde mental é se integrar, buscar junto a melhoria, porque isso representa uma grande contribuição ao tratamento”, afirma a psicóloga Cleide Jane Lima de Araújo, do Caps Sadi Carvalho.