O Instituto do Meio Ambiente (IMA) participou nesta terça-feira (9) de uma reunião para discutir a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, organizada pela Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE). Foram dados passos para definir as ações considerando as atribuições de cada órgão.
Outro encontro, coordenado pelo promotor de Justiça Alberto Fonseca, já havia sido realizado em setembro, quando foram levantados pontos sobre os principais problemas encontrados no Baixo São Francisco. Na ocasião, foi dado início ao planejamento da FPI e os representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) disponibilizaram informações.
Participam da FPI em Alagoas o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Federal (PF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e ambientalistas.