Alunos da Escola Municipal Deraldo Campos, localizada na comunidade Taboquinha, zona rural de Arapiraca, receberam extensionistas do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) para debater cidadania. A ação fez parte do projeto Semana Cidadã na Escola, que contou com a participação de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com Amanda Farias, assistente social e idealizadora do projeto, o trabalho de extensão rural é também um processo educativo, no qual crianças, jovens e adultos estão inseridos. “A intenção é levar o projeto a outras escolas, de forma a promover a reflexão e a consciência crítica dos participantes”, ressaltou a extensionista.

A equipe, formada ainda pelos assistentes sociais Everton Vasconcelos e Guilherme Menezes, a nutricionista Vanessa Montes, o engenheiro agrônomo Israel Palmeira e o médico veterinário Winston Churchill, todos da Gerência Regional do Agreste, debateu durante três dias temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Alimentação Saudável, Drogas, Bullying, Cuidados com os animais e Uso de Equipamento de Proteção Individual.

Para dinamizar a ação, o grupo exibiu vídeos, fez leitura de gibis, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos. Estimulando o debate na escola e fora dela, foi proposto um concurso de redação sobre os temas abordados. Ao final de três dias de atividades, os alunos organizaram uma apresentação cultural.

Conforme calendário, as próximas ações do projeto ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de outubro na Escola Pe. Theisen, no município de Craíbas, e nos dias 29, 30 e 31 na Escola Pedro Nunes Sobrinho, também em Craíbas.