As eleições de 7 de outubro ajudaram a traçar o novo mapa na política alagoana. A medida que as urnas iam sendo abertas e o votos começaram apurados, ontem, alguns partidos consolidaram sua liderança, reforçaram suas posições e outros submergiram. No jogo entre as maiores legendas o maior vencedor foi o senador Renan Calheiros, líder do PDMB no Senado.

O PMDB saiu das eleições consolidado como maior partido do Estado, conseguiu eleger 25 prefeitos, um crescimento significativo na comparação com o quadro atual, onde o partido tem 19 prefeitos. O PSDB do governador Teotonio Vilela Filho também conseguiu crescer, saindo de 16 para 19 prefeitos eleitos. Já o PP do senador Benedito de Lira recuou. Tem hoje 19 prefeitos e conseguiu a vitória em 15 prefeituras.

Uma das surpresas da eleição ficou por conta do estreante PSD. O partido liderado por João Lyra em Alagoas elegeu 8 prefeitos, número igual ao do PTB do senador Fernando Collor. O PDT de Ronaldo Lessa e o PSB de Givaldo Carimbão elegeram, cada um 5 prefeitos. O PT conseguiu eleger, pela primeira vez na história, dois prefeitos em Alagoas, mesmo número de prefeitos eleitos pelo DEM, do vice-governador Thomaz Nonô.

Presidente do diretório regional do PMDB, o senador Renan Calheiros comemorou o resultados das urnas. “É uma grade demonstração da pujança eleitoral, da capilaridade do nosso partido. O PMDB sai fortalecido das urnas graças ao trabalho de seus militantes e de seus candidatos, mas especialmente porque é um partido comprometido com o povo”, destaca.

Na avaliação de Renan Calheiros, o PMDB também saiu fortalecido em Alagoas por conta das alianças. Formalmente o partido fez alianças em 97 dos 102 municípios alagoanos e ajudou a eleger candidatos de outros partidos, entre eles PDT, PSDB em diversos cidades, a exemplo de Palmeira dos Índios e Penedo. Em algumas cidades, a exemplo de Arapiraca, o partido abriu mão da indicação do candidato a prefeito, para viabilizar importantes alianças eleitorais.

“O PMDB manteve a sua tradição de trabalhar alianças eleitorais e de buscar a melhor composição em cada cidade. O fortalecimento do nosso partido é o fortalecimento da democracia. Vamos continuar trabalhando ao lado de cada prefeito, de cada vereador, para que ele possa atender as necessidades do nosso povo e fazer as cidades do nosso estado se desenvolverem cada vez mais”, destacou Renan Calheiros.