A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) esteve nesta sexta-feira no município de Arapiraca realizando mais uma ação de conscientização contra a compra e a venda de votos. Além de Arapiraca, a comissão da OAB/AL já tinha visitado as cidades de União dos Palmares, Barra de São Miguel, Chã Preta, Porto de Pedras, além de vários bairros de Maceió. No domingo (07), dia das eleições municipais, a Comissão ficará de plantão das 8h às 17h para receber denúncias de prática de crimes eleitorais.

Durante a ação desenvolvida em Arapiraca, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL orientou os arapiraquenses sobre a consequência da comercialização do voto, em um stand montado na praça Marques da Silva, no Centro do município. A comissão da OAB/AL também realizou distribuição da cartilha “Eleições 2012 – A ordem é combater a corrupção”, que foi elaborada pela Seccional de Alagoas. A cartilha contém informações sobre o que é a corrupção eleitoral, quais as suas consequências e como e onde denunciar. A cartilha também possui um formulário de denúncia de corrupção eleitoral.

PLANTÃO

 Durante o plantão, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL estará recebendo denúncias de crimes eleitorais por meio do telefone 2121 3207, pelo site da Ordem (www.oab-al.org.br) ou diretamente na sede da entidade, no Centro. Após receber as denúncias, a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL irá repassá-las aos órgãos competentes para apuração. As denúncias deverão ser narradas com detalhes, indicando os nomes dos envolvidos nas fraudes e onde e quando ocorreu ou está ocorrendo o fato criminoso. Se possível, indicar provas testemunhais e juntar documentos, fotos ou vídeos que comprovem a prática do crime denunciado. O nome do denunciante poderá ser mantido em sigilo.