Quem convive com crianças certamente já passou por apuros no mês de outubro. Seja por enfrentar lojas lotadas, escolher um brinquedo que o pequeno não gostou tanto, ou mesmo, aquele aperto financeiro que impossibilitou a compra do presente.

Para oferecer uma comemoração diferente neste dia das crianças, e, sobretudo, tirar o foco do consumismo, o Instituto Alana lançou uma campanha nacional para a promoção de Feiras de Trocas de Brinquedos. Basta acessar o site do evento (http://feiradetrocas.alana.org.br/) e localizar a que está mais próxima de você.

O evento que será realizado no conjunto Bethaville, na Serraria, a partir das 15h, é apoiado por movimentos nacionais (Infância Livre de Consumismo e Instituto Alana) e internacional (Aliança pela Infância).

A Feira ocorre na praça do Conjunto e para participar cada criança deve levar um brinquedo/livro - ou mais - em bom estado que não seja mais interessante para ela, para ser trocado. O evento contará ainda com brincadeiras coletivas, pintura artística no rosto, oficina de produção de brinquedos, contação de histórias e um piquenique com o lanche saudável que cada criança levará. A ideia é mostrar ser possível aliar diversão e consumo colaborativo, evitando desperdício e ainda socializando as pessoas, estreitando os laços entre adultos e crianças e gerando amizades.