Uma viagem pela história espacial desde o lançamento do primeiro satélite artificial às missões do homem fora da Terra. A Semana Mundial do Espaço, que acontece durante os próximos três dias no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), atraiu grupos de estudantes de escolas da rede pública curiosos em conhecer um pouco do universo, astros e suas especificidades.

No primeiro dia do evento, alunos das Escolas Estaduais Professor José da Silveira Camerino e Maria Rosália Ambrozzio acompanharam palestras e exposições de maquetes, pôsteres e fotografias sobre o espaço e as conquistas do homem após vários anos de exploração, em missões que ocorreram em outros planetas do sistema.

No pátio do Cecite, os estudantes puderam viajar pelo espaço, conhecendo os planetas, estrelas, que foram expostos em cartazes. Além disso, maquetes com vários satélites artificiais e um ônibus espacial foram confeccionadas para trazer ao aluno o contato com os avanços do homem durante os estudos para conseguir alcançar novos caminhos.

Em trinta minutos de palestra, ministrada pelo coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, Adriano Aubert, os estudantes, que estiveram acompanhados de professores, puderam compreender todo o processo e desenvolvimento de técnicas do homem para conseguir viajar ao espaço, seja na ida do homem à Lua ou ao planeta Marte.

Adriano Aubert explicou que a semana dedicada ao espaço acontece com o objetivo de contribuir na formação do aluno, além de estimular que cada um deles possa ter o interesse de buscar novas informações sobre o assunto. “É esse despertar da curiosidade, o aprendizado da ciência, geografia, física e demais áreas, já que se torna importante mostrar que essa conquista espacial do homem é estimulante”, colocou.

O coordenador do Observatório já adianta que no próximo ano, novas ideias já estão sendo planejadas. “Queremos juntar os estudantes para fazer oficinas e eles mesmos confeccionarem as maquetes dos foguetes. Será importante vê-los montando as maquetes e neste momento entendendo como cada equipamento é construído, suas partes, particularidades. É uma forma interessante deles saírem dos livros e ver realmente como é o mundo espacial”, finalizou.

Para os alunos, o momento mais aguardado foi a customização de pequenos foguetes com garrafas pet que foram lançados numa simulação do processo que acontece como um foguete real. Adriano Aubert utilizou as garrafas e explicou como funciona o processo de lançamento dos foguetes, deixando cada um dos estudantes com olhos atentos a cada explanação.

A pequena Yasmim Estefani, de 9 anos, comemorou sua participação no evento e mostrou encantamento com o mundo que conheceu. “Gostei de conhecer os planetas e saber como funciona o foguete, que foi a melhor parte da visita. Nunca tinha visto e quero contar em casa tudo o que aprendi para minha família”, disse a criança.

A programação da Semana Mundial do Espaço começa às 9h e se estenderá aos três turnos. O Observatório Astronômico Genival Leite Lima está situado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), na Avenida Fernandes Lima, Farol.

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas em 1999, a celebração internacional é assinalada pela comemoração de dois eventos marcantes da era espacial, o lançamento do Sputnik, em 4 de outubro de 1957, e a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na exploração e uso do Espaço, em 10 de outubro de 1967.