Representantes das entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação Profissional (FOREPRO) participaram, na manhã desta quinta-feira (04), de uma reunião para definir aspectos do Regimento Interno e as comissões de trabalho do grupo. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação e contou com a presença de técnicos da pasta.
Promover o intercâmbio entre as instituições de ensino, Organizações Não Governamentais (ONG's) e setores públicos e privados para discussão de qualquer demanda referente à educação profissional é um dos propósitos do Fórum. Outra atribuição fundamental é contribuir para o fortalecimento da educação profissional em Alagoas, por meio de ações, discussões e debates, fornecendo subsídios e soluções para a consonância entre a Política Estadual e Nacional da educação profissional.
“O Fórum está articulando as ações da educação profissional pelos desenvolvidas diversos órgãos que o constitui, sejam eles federais, estaduais ou comunitários. É necessário otimizar os recursos e as ofertas, incentivando a democratização e a permanência de jovens e adultos nos cursos voltados a educação profissiizante , reforçou José Barboza Neto, diretor de Educação Profissional da SEE.
“Capacitação para jovens e adultos eleva a escolaridade e ajuda a assegurar o emprego daquele que corre risco de desemprego por não conseguir acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a nova reestruturação produtiva”, complementa o diretor.
Cerca de 46 entidades entre Secretarias de Estado, conselhos, associações, Sistema S, Força Sindical, fundações, representantes estudantis, Poder Legislativo e segmentos sociais fazem parte do Fórum Estadual de Educação Profissional.
De acordo com Alba Toledo, técnica da Educação Estadual e articuladora das ações do FOREPRO, as reuniões do grupo pretendem alinhar os trabalhos das instituições para que não haja desperdício de recursos. “Em Alagoas temos diversos segmentos que atuam com educação profissional. O Fórum vai discutir e fomentar os projetos, bem como atuar na implementação de diversas políticas relacionadas à educação profissionalizante”, explicou Alba.