O EnerBiomassa’12, evento realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Centro Universitário Cesmac e Prospective 2100, teve o seu quadro de trabalhos fechado nesta sexta-feira (05). O seminário internacional, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Hotel Jatiúca, teve estudos de países como a França, Camarões e Emirados Árabes qualificados pelo seu comitê.
De acordo com a presidente do comitê de organização, Vera Torres, foram mais de 72 trabalhos diretamente compatíveis ao assunto central, o que gerou um cuidado especial para que as apresentações sejam proveitosas para todos os participantes, entre ouvintes e palestrantes.
Para Vera, o aprimoramento da utilização da biomassa, fração biodegradável de produtos provenientes da agricultura, silvicultura, do mar e dos lixos, é extremamente necessária. “No EnerBiomassa’12, estamos trabalhando com três temas, onde priorizamos a Biomassa. Essa nossa preocupação se deve à necessidade que identificamos de que os estudiosos da atualidade encontrem novas formas de gerar energia com a utilização de materiais renováveis. A biomassa, por exemplo, é utilizada na indústria têxtil, na alimentação e também na obtenção de energia, e representa 30% das necessidades de energia primária do Brasil”, ressalta Vera.
O evento será articulado em torno de três temas: os bio-recursos, os processos de transformação (bio-centrais) e as questões econômicas e de prospectiva. Juntos, eles vão abordar a atual situação do Brasil e do mundo no segmento. O programa final consta com 30 apresentações orais e 25 em forma de pôster, entre eles representantes de nove Estados e seis países, que vão compartilhar informação e conhecimento nos dias em que o seminário se realizará.
Durante o seminário, o público vai poder assistir a apresentações de pesquisadores de destaque, como a palestra do especialista mundialmente conhecido, Daniel Thomas, da França, e do representante da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Única), Antônio de Pádua Rodrigues, do Brasil. As palestras serão proferidas em língua portuguesa e inglesa, contando com a tradução simultânea sempre que necessário.
Quanto ao resultado da apuração, o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco é enfático. “Foi numa surpresa muito positiva ver que teremos uma diversidade tão grande para oferecer aos nossos participantes e conseguimos cumprir com o objetivo do seminário, que é estabelecer uma ponte entre todas essas renomadas instituições de pesquisa e empresas”, disse.
Jackson falou ainda sobre a importância da iniciativa diante da conjuntura do setor energético. “Atualmente a busca para desencadear uma série de ações que renovem o conhecimento que se tem sobre a biomassa só cresce, o Governo do Estado entende isso como prioridade, uma vez que o desenvolvimento econômico de Alagoas está muito ligado ao consumo energético, se ele for renovável, melhor ainda”, concluiu.
Em breve, esse programa será divulgado para todo o público do site da Seplande (www.seplande.al.gov.br) e também entregue em empresas, universidades e instituições relacionadas.