O candidato a prefeito por Maceió,tucano Rui Palmeira conversou nesta quarta-feira, dia 3, com o radialista França Moura, em entrevista no programa Cidadania, da Rádio Correio AM 1200.

Mantendo o tom propositivo desde o inícioda campanha, Rui aproveitou o espaço para falar de seu projeto para administrar Maceió, apresentando suas ideias para áreas como saúde, segurança pública e trânsito. O candidato ressaltou que todas as suas propostas são viáveis e necessárias para Maceió.

Conhecedor da realidade do maceioense, Rui fez críticas ao caos no sistema de saúde pública municipal, observando a necessidade de se reestruturar a rede de atendimento, e informatização. “Maceió investe apenas 19% de sua receita em saúde, enquanto cidades como Terezina chega a 42%. Nesses anos em que fui deputado estadual e federal estive visitando a minha cidade todo fim de semana.E conversando com as pessoas percebi que o grande clamor da cidade é a saúde. Muitos postos são precários, funcionam em casas improvisadas, pessoas que passam a noite numa fila pra serem consultadas daqui a dois/três meses”, criticou o candidato.

Na educação Rui garantiu primar pela qualidade, acabando com uma realidade absurda de escolas em prédios alugados. “França, infelizmente hoje muitas crianças vão para escola por conta da merenda”, observou Rui.

Perguntado sobre o tema segurança pública, Rui ressaltou que, mesmo a área sendo uma atribuição do governo estadual, a prefeitura tem que fazer a sua parte. “Um exemplo do que a prefeitura pode fazer é investir em iluminação pública. Maceió é uma cidade mal iluminada, seja na área mais nobre ou na periferia”, avaliou.

“Outra questão são os guardas municipais. A Guarda tem o dever de guardar o patrimônio público, mas A Guarda tem o dever de guardar o patrimônio público, mas tem também que estar na rua e não totalmente fora como acontece hoje. Temos que trabalhar em parceria com as policias militar”.

PARCERIAS

Rui falou ainda dos centros de convivência que pretende implantar nas áreas mais violentas da cidade. “Temos esse projeto. Hoje infelizmente o jovem fica entre o ócio e o crime, e hoje ele está indo para a criminalidade com muita facilidade. Temos que dar oportunidades. Pretendemos firmar parcerias com o Senai e o Senac, para darmos ao jovem a oportunidade do primeiro emprego.

Saneamento básico foi outro tema de pergunta do radialista França Moura. “A prefeitura de Maceió e Natal são as únicas capitais do nordeste que não tem obra de saneamento com recursos do PAC. Natal porque está realizando as obras para a Copa do Mundo. E Maceió porque deixou de apresentar projeto. Com bons projetos podemos conseguir recursos sim”, ressaltou Rui.

VALE DO REGINALDO

Sobre as obras de reurbanização do Vale do Reginaldo, que estão paralisada há alguns meses, Rui Palmeira ressaltou que o motivo seriam pendências junto à Caixa Econômica Federal. A obra é feita pelo governo federal em parceria com a prefeitura e o governo do Estado.

“Nós podemos acabar com essas pendências. Quem está sendo prejudicada é a população do Reginaldo. Precisamos sentar à mesa com quem tiver envolvido no projeto, a prefeitura, a Caixa, e corrigir os erros”, disse o candidato. Falando sobre o tema “trânsito”, Rui observou que a último planejamento do município sobre a área foi feito em 1982. “Vamos fazer um plano diretor de mobilidade urbana. Precisamos planejar, e temos técnicos extremamente capazes e competentes para ajudar nessa tarefa”, ressaltou o candidato.

acesse>twitter>@Bsoutomaior