Professores de escolas estaduais da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram, nesta terça-feira (2), de um encontro motivacional, realizado no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). O projeto integra o plano de ações desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com foco de melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Alagoas, além de melhorar a qualidade de vida dos servidores, agregando satisfação ao ambiente de trabalho.

A ação acontece em três etapas que deverão contemplar, neste primeiro momento, mais de 200 professores que atuam nas 33 unidades de ensino da 14ª CRE, em Maceió. Além da ginástica laboral, os professores receberam dicas para as relações interpessoais, participaram de palestras sobre ética e cidadania no ambiente de trabalho e discussões sobre drogas e importância do professor na sala de aula.

A técnica da Unidade de Gestão Escolar da SEE, Marli Melo, explicou que em paralelo as diversas atividades realizadas pelas secretarias, as CRE's estão se dedicando em trabalhar com o professor sua importância no processo educacional, mostrando a cada um o papel imprescindível no desenvolvimento do aluno e melhorias nas escolas.

“As atividades são voltadas neste momento para eles, que são motivados e recebem o estímulo necessário para dar o melhor de si em sala de aula, focados no aluno, planos de aula. Nosso objetivo é de que todos encontrem satisfação para desempenhar a profissão e entendam que a escola não funciona sem o trabalho de cada um deles”, colocou a técnica.

Marli Melo avalia como positiva esta primeira etapa do projeto e acredita que os frutos poderão ser colhidos em breve em cada escola estadual que integra a coordenadoria. “É incrível perceber como esse dia diferente foi estimulante para os professores, que mostraram satisfação, pedindo que novas oportunidades como essa fossem dadas pela secretaria. Esse é um resultado positivo do nosso trabalho”, concluiu.

Corpo e mente em sintonia

Técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento do corpo e da mente. Esses são alguns dos alcances da ginástica laboral, atividade que se expandiu rapidamente em ambientes de trabalho e que contribuem para a evolução do quadro de funcionários de qualquer empresa.

Esta ginástica é voltada para o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de exercitar e colocar previamente cada pessoa do grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário.

Sob a orientação de Robson Lima, do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Educação, os docentes que compareceram ao encontro receberam dicas importantes de relaxamento voltadas ao bem-estar físico emocional e que poderão ser utilizadas no dia a dia, tanto em casa como em sala de aula.

“Essa não é uma ginástica de atividade física comum. Ela prepara o corpo para a rotina, jogando para fora os malefícios que carregamos diariamente, devido os problemas acumuladas na vida pessoal e profissional. Nosso corpo está adormecido e isso pode gerar doenças mentais e corporais. Essa prática faz com que eles se sintam mais leves e focados na atividade profissional”, acrescentou Lima.

Durante quinze minutos – tempo necessário para a ginástica laboral – os docentes praticaram exercícios e aprenderam a importância de sua frequência, tudo isso gerando um melhor aproveitamento do funcionário. “Em casa ou na escola, eles conseguirão melhorar a autoestima e perceberão com o tempo o que corpo e mente necessitam. Com a prática junto ao estudante, o professor conseguirá deixá-lo focado durante o estudo, compartilhando as atividades fundamentais em sala de aula”, garantiu o professor.

Num outro momento, a palestra motivacional levou reflexões sobre as relações interpessoais, questões referentes à ética e importância da convivência harmoniosa no ambiente de trabalho, para que os objetivos estejam em sintonia. Para o advogado e professor Fernando Cavalcante, que ministrou a palestra, o foco da compaixão e conciliação em qualquer ambiente de trabalho é a garantia de sucesso.

“Essa palestra irá levar a cada um deles a importância do olhar em conjunto, em manter o grupo em harmonia, trabalhando para um bem comum. É preciso mudar a realidade e fazer com que os professores tenham vontade e ânimo para trabalhar e esse é nosso maior objetivo”, ressaltou Fernando Cavalcante, que levou experiências de sucesso para trabalhar na organização, planejamento e produtividade de cada professor no ambiente profissional.