Os defensores públicos Eduardo Lopes e Ricardo Melro formalizaram nesta terça-feira (02/10) o ingresso na chapa OAB Para Todos, encabeçada pelos advogados Rachel Cabús e Paulo Brêda. Lopes será candidato o secretário-geral, enquanto Melro disputará uma das vagas para o Conselheiro Federal da OAB.
O anúncio dos novos integrantes foi feito durante encontro com defensores públicos para apresentar as propostas de gestão. Omar Coêlho – também candidato a conselheiro federal da chapa – esteve na reunião e saudou a chegada dos defensores ressaltando o fortalecimento da categoria. O defensor público-geral, Daniel Alcoforado, assegurou apoio à candidatura.
“O nosso objetivo é lutar para todos. Por isso queremos os mais variados representantes em nossa chapa. Queremos seguir alcançando mais conquistas como foi feito até agora. Queremos manter essa forma de gestão, que age sem distinção, que prioriza o advogado antes de tudo”, assegurou Rachel Cabús. “Os defensores públicos são essenciais à Justiça. São fundamentais para o bom exercício do regime democrático. É uma escolha certa. Daqui para frente a Ordem vai seguir ainda mais próxima dos defensores”, afirmou Paulo Brêda, recebendo elogios dos defensores por suas posturas combativas.
A postura de Omar Coêlho em defesa dos defensores e da Defensoria Pública durante sua atual gestão foi fundamental para decisão do grupo de defensores. Eduardo Lopes destacou que outras chapas nesta eleição defendem propostas que buscam o fim da Defensoria Pública – o que prejudicaria diretamente o cidadão. “Tenho orgulho de afiançar meu nome para compor essa chapa. Certeza de que fizemos a escolha correta pela afinidade do discurso e das propostas. Agimos em grupo e sem interesses individuais”, afirmou. “A credibilidade da Defensoria Pública merece ser destacada”, pontuou Omar Coêlho, que lembrou seu início de carreira profissional como defensor.
O defensor público-geral, Daniel Alcoforado, observou que mais de 100 mil pessoas devem ser atendidas pela Defensoria Pública este ano – o que será um recorde para instituição. “Sou adepto da teoria que temos que estar dentro da Ordem para promover ainda mais mudanças”, afirmou. Já Ricardo Melro observou que a importância do fortalecimento da Defensoria Pública só pode ser feita por quem não utiliza o período eleitoral como um trampolim para outros interesses. Foi firmado um compromisso em defesa de uma melhor estruturação física da Defensoria Pública em toda sua representação estadual.
QUEM
Eduardo Lopes foi defensor-geral do Estado por duas gestões seguidas. Ricardo Melro foi presidente, também por duas gestões, da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas. A Defensoria Pública é hoje uma das instituições de maior credibilidade no Estado. E essa força se reflete em números. Em 2006, a média de atendimentos da Defensoria era de 4.300 atendimentos por mês, em sua sede. Hoje são 7.600. Lopes entra na chapa como secretário-geral, enquanto Melro assume uma das vagas para o Conselheiro Federal da OAB ao lado de Omar Coêlho.