Associação recebe apoio para conclusão de fábrica de frutas desidratadas

02/10/2012 21:17 - Maceió
Por Redação

Produtores da associação Ecoduvale, integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, estão fazendo a diferença em Santana do Mundaú. Ao encontrar novas formas de utilizar a matéria-prima mais utilizada por eles, a laranja lima, resolveram articular o máximo de associados para a construção de uma fábrica de frutas desidratadas.

Essa iniciativa está prestes a se concretizar e, recentemente, com a ajuda do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Desenvolve e Sebrae/AL, eles conseguiram o apoio de técnicos da Secretaria da Agricultura (Seagri) para a conclusão da obra.

Atualmente, cerca de vinte famílias trabalham para a cooperativa e na construção da nova fábrica. “Além da venda da fruta eles perceberam que poderiam comercializar produtos derivados da laranja. A fábrica vai produzir doce da fruta, desidratada e cristalizada”, explicou a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.

Segundo a gestora esse material já é produzido pelos agricultores, mas de forma bastante reduzida. “Eles já comercializam para um mercado pequeno em São Paulo e até alguns pontos aqui em Alagoas, mas com a fábrica isso vai mudar bastante. A previsão é de que sejam produzidos de 20 a 30 quilos inicialmente”, continuou.

Como grande parte da construção já está concluída, o APL mobilizou técnicos para o acompanhamento da obra. O diretor de Produção e Comercialização da Seagri, Henrique Brandão, garantiu que os agricultores vão poder contar com a consultoria de engenheiros civis e técnicos em edificações sempre que for necessário durante todo o processo.

“Um parecer sobre o que já foi realizado foi efetuado há alguns dias. Disponibilizamos técnicos para verificar o andamento das coisas in loco e eles deram algumas sugestões aos produtores. A partir de agora eles estão à disposição, a previsão é de que tudo seja concluído até dezembro”, disse Henrique.

Uma das estratégias de abertura de mercado para esses pequenos produtores será a participação na Expoagro, que acontece entre os dias 19 e 28 de outubro, negociada pelo PAPL. “Ainda não foi fechado qual o dia de participação, mas serão expostos produtos do APL, entre eles as frutas desidratadas da Ecoduvale. Até a fábrica ficar pronta toda a sensibilização junto ao mercado deve ser feita, a expectativa é de que eles consigam evoluir bastante até lá, depois só precisarão se preocupar em atender ao público com a qualidade que eles se propõem”, concluiu Valdelane. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..