Arapiraca ganha maior planetário digital do Brasil

02/10/2012 16:44 - Interior
Por Redação
Image

Uma nova “luz” começa a brilhar em Arapiraca a partir de hoje. A capital do agreste, que ganhou fama no Brasil ao ser apontada recentemente como sétimo município do País com maior poder de consumo, também é referência em urbanização, saúde e, principalmente educação.

As escolas de tempo integral de Arapiraca viraram exemplo e referência para todo o Brasil. Mas não é só. A cidade também transpira esporte e cultura por todos os seus “poros”. Construídas em praças públicas as arapiraquinhas – um espaço que tem biblioteca, sala de leitura, computadores para acesso a internet e atividades lúdicas para a criançada – ajudam a disseminar a proposta de transformar Arapiraca num próspero centro de conhecimento.

Esse trabalho que vem sendo tocado pelo prefeito Luciano Barbosa há quase oito anos a quatro mãos com o senador Renan Calheiros, ambos do PMDB, ganhou o reforço na construção de novas escolas, creches e, especialmente do ensino superior. O Campus da Universidade Federal de Alagoas instalado no município consolidou Arapiraca como um dos mais importantes centros de educação do Brasil.

E como que para coroar esse trabalho, a cidade ganha hoje o primeiro planetário digital do Brasil O espaço, estrategicamente construído no Lago da Perucaba, hoje maior centro de lazer, esportes, cultura e entretenimento da cidade, terá um cine teatro com capacidade para 120 pessoas e vai consolidar, definitivamente Arapiraca com um centro do conhecimento.

Renan Calheiros, apesar da agenda apertada em vários municípios por conta das eleições de 7 de outubro, fez questão de passar nesta terça-feira a tarde por Arapiraca. Foi lá para dá um abraço no prefeito Luciano Barbosa e reafirmar o compromisso com o futuro da cidade.

“Nós estivemos com o prefeito Luciano Barbosa em todos os momentos. Ele deu continuidade ao trabalho iniciado pela Célia Rocha e transformou a cidae numa das melhores e mais desenvolvidas do Nordeste. Foi um trabalho de transformação, mesmo com a construção de novas ruas, avenidas e bairros, melhoria da infraestrutura e a atração de novos negócios que fizeram de Arapiraca num exemplo para o Brasil. E nós vamos continuar esse trabalho”, destaca.

Mas para o senador, apesar de obras tão impactantes como a urbanização do Lago da Perucaba ou o Bosque das Arapiracas, a maior obra que Luciano entrega aos arapiraquenses é o conhecimento: “o Luciano é um administrador a frente do seu tempo. Com sua visão de futuro, ele constrói no presente uma cidade melhor para se viver. Sua administração vai deixar frutos que serão colhidos por muitas gerações”, enfatiza.

Para Luciano a visita de Renan faz par de uma saudável rotina de Arapiraca: “o senador está sempre com a gente, em todos os momentos. Mas a cada visita, sempre que ele volta, faz questão de percorrer as ruas e bairros falando com o povo, vendo as obras, acompanhando a evolução do desenvolvimento de nossa cidade, um desenvolvimento que compartilhamos com ele, afinal sua ajuda em Brasília é fundamental para Arapiraca continuar avançando”, afirma.

A visita do senador e do prefeito ao Planetário

O senador Renan Calheiros visitou em Arapiraca, ao lado do prefeito Luciano Barbosa, as instalações do primeiro planetário digital do Brasil, que será inaugurado às 19h30 desta terça-feira, 2. “A Praça da Ciência e do Conhecimento”, como definiu o senador do PMDB, é mais uma das mais importantes realizações da atual administração do município.

 

Um planetário é um local onde ocorrem apresentações teatrais sobre astronomia e que simula o céu, sobretudo noturno, de acordo com a data e local de observação. É normalmente constituido por uma abóbada ou cúpula e por uma máquina colocada no seu centro, que projeta os diferentes objetos celestes.

 

Localizado no Lago Perucaba, o planetário oferecerá a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, com sala de observação, auditório com capacidade para 120 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e um moderno sistema digital de observação celeste, sala de exposições e área verde.

 

O espaço, onde será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca, segundo explicou Luciano ao senador, é o primeiro do gênero no país. O projeto foi executado seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado, e permite a visualização de mais de 100 mil estrelas.

 

“Estamos adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito.

 

No sistema digitalizado do planetário basta a pessoa sentar, olhar para cima que verá a esfera celeste em todo o seu esplendor, encontrando projetadas nesta semiesfera estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

 

Renan enalteceu o prefeito Luciano Barbosa e toda sua equipe pelo trabalho que vem realizando há quase oito anos no município, transformando a cidade num referência para outros gestores públicos do Estado e do Brasil. “O planetário, sem dúvida alguma, será mais um marco na história e no progresso de Arapiraca na atual gestão”, concluiu o senador.

 

O assunto está despertando a atenção da imprensa nacional. A Folha de São Paulo trará em sua edição de amanhã reportagem sobre o planetário e já enviou uma equipe para cobrir a inauguração da obra na noite desta terça-feira.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..