Reunião define que revistas continuam na Escola Geraldo Melo

01/10/2012 16:48 - Maceió
Por Redação
Image

As revistas de alunos em atitude suspeita na Escola Estadual Geraldo Melo, no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió, não serão suspensas. Foi o que ficou definido numa reunião, na tarde desta segunda-feira (1º), entre o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Dimas Barros Cavalcante, e o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Israel Nicolau da Silva.

As ações referentes à segurança estão sendo desenvolvidas por militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPE) para dar tranquilidade à comunidade, após os atos de violência registrados no mês passado e que interromperam as atividades na unidade de ensino da rede pública estadual.

O coronel Dimas Cavalcante relatou ao secretário que, nesta segunda-feira pela manhã, esteve reunido com o promotor Luis Medeiros, e, na ocasião, foram expostas as situações e demandas da comunidade escolar, referentes aos recentes casos de violência e ameaças que professores e diretores vinham sofrendo.

De acordo com o comandante, a atividade de realizar as revistas nos estudantes é aprovada pelo corpo docente da escola e por isso vai permanecer, como ficou acordado com o representante do Ministério Público Estadual.

“Relatei ao promotor o trabalho que a PM vem desenvolvendo na escola, já que não podemos permitir que a unidade fique sem funcionar gerando prejuízos aos jovens. Ficou acordado que as revistas serão realizadas desde que haja suspeita. Elas não acontecerão de maneira indiscriminada, para não expor os estudantes. Se o aluno for flagrado agindo de maneira ilícita, todas as providências cabíveis serão adotadas, desde o encaminhado ao Conselho Tutelar da região ao registro na delegacia de atos infracionais”, afirmou o comandante.

Apoio da comunidade

Em recentes encontros na escola, a PM constatou que a revista é aceita pela comunidade e que o trabalho e presença dos policiais conseguiram dar maior sensação de segurança, garantindo que as aulas e atividades escolares continuem na normalidade.

“A comunidade não precisa se preocupar. Ela pode confiar e contribuir com o trabalho da PM e em breve estaremos com a situação normalizada. Os profissionais que atuam no batalhão são habilitados a trabalhar com a comunidade e sabem a maneira correta de realizar as abordagens. As equipes vão continuar de prontidão para atender professores, diretores, pais e alunos, estarão sempre presentes para garantir a segurança de todos”, concluiu coronel Dimas.

O secretário Adriano Soares apoiou a manutenção da revista, sempre que necessária, e ressaltou o comprometimento do Estado em continuar oferecendo a segurança a toda a comunidade.

“A PM irá continuar agindo e trabalhando em defesa dos alunos e da comunidade em geral. As revistas vão prosseguir, cumprindo as normas da legislação. Agimos respeitando o que preconiza a lei e entendemos que o maior bem jurídico é garantir a proteção e integridade física e psicológica dos alunos e professores”, acrescentou Adriano Soares.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..