Encontro discute o papel do advogado no dia da eleição

29/09/2012 17:02 - Maceió
Por Redação

Antes, durante e depois da votação. Quase 200 advogados participaram do workshop jurídico, promovido pelo escritório Brabo Magalhães Advogados nesta sexta-feira (28). O encontro aconteceu no Hotel Pajuçara, em Maceió, para apresentar um guia prático para aos profissionais que irão atuar no dia da eleição.

Conduzido pelo advogado Marcelo Brabo, o evento abordou as principais questões relacionadas à mesa receptora de votos, apuração, propaganda, práticas criminosas e formulários jurídicos. Especialista em Direito Eleitoral, Brabo falou sobre a importância da fiscalização no dia do pleito eleitoral. "Já tivemos eleições decididas por dois votos de diferença. O advogado exerce um papel fundamental na defesa do voto limpo" afirmou.

Ainda durante o workshop, Marcelo Brabo antecipou algumas das novidades deste que é o primeiro ano com as eleições biométricas. Tratou inclusive sobre a dificuldade de identificar os eleitores, especialmente os que realizam trabalho no campo. "Muitos dos trabalhadores rurais terão dificuldades de ter suas digitais identificadas. Por isso, é importante que os fiscais solicitem a análise biométrica dos dez dedos. Se persistir a dificuldade, sugere-se que apresentem o documento com foto" esclarece.

Tratando ainda sobre a tecnologia nas eleições, Brabo destacou a confiança no sistema eleitoral brasileiro. "Tenho certeza que a urna eleitoral é inviolável. Falhas existem e são, majoritariamente, provocadas pela imperícia ou má fé da mente humana" destacou ao reforçar a importância da fiscalização. No encontro, o advogado ainda esclareceu as principais dúvidas sobre o papel do advogado e dos fiscais no dia da eleição marcada para o dia 7 de outubro.

Os participantes também receberam uma cartilha com o guia prático da exposição que contou ainda com a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados ao Lar de Idosos São Francisco de Assis.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..