Justiça promove Mutirão do Júri na faculdade Raimundo Marinho

28/09/2012 14:02 - Maceió
Por Redação

A coordenadora da Justiça Itinerante, programa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, destacou, durante Mutirão do Júri, realizado nesta sexta-feira (28), os benefícios trazidos à sociedade após medidas adotadas pelo Poder Judiciário e o Governo Federal na implantação do Programa Brasil mais Seguro em Alagoas.

“Nesses mutirões, cada magistrado fica responsável por um único processo. Eles recebem com antecedência para estudá-los e com isso o Judiciário garante a realização de um julgamento justo, tanto para os réus como para as famílias das vítimas”, explicou a juíza.

     Segundo o magistrado André Gêda, a ação parte de um esforço conjunto entre o Tribunal e outros órgãos do Estado para diminuir os índices de violência em Alagoas. “O Judiciário está dando uma resposta à sociedade na forma de prestação jurisdicional”, frisou.

A Faculdade Raimundo Marinho sedia, hoje (28), o terceiro de dez mutirões do Júri que serão realizados até dezembro deste ano, com o julgamento de 20 processos de crimes dolosos contra a vida que tramitavam na 9ª Vara Criminal da Capital. Até o fim do ano, espera-se a Justiça alagoana julgue aproximadamente 200 processos deste tipo.

O evento também proporciona a oportunidade de estudantes do curso de Direito, de diversas faculdades, acompanhar o trabalho do TJ/AL. O aluno do 3º período do curso, Hebert Silva Torres, acompanhou pela primeira vez um julgamento. “Achei muito interessante, pude tirar algumas dúvidas, acompanhar o exercício do Direito e como o juiz atua com imparcialidade diante de um julgamento”, explicou.

No dia 26 de outubro, a Justiça Itinerante realiza o julgamento de 20 processos oriundos da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios e no dia 14 de dezembro, acontece Mutirão do júri de processos em tramitação na 5ª e 8ª Vara Criminal de Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..