O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes, e técnicos das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), estarão, na próxima segunda feira (1º), no município de Valença-BA para a seleção e aquisição de novos caprinos. Os animais foram adquiridos através de um convênio parceria firmada entre a Seplande e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com Reginaldo Guedes, aproximadamente 120 criadores da Cooperativa dos Produtores Rurais do Sertão (Cafisa) serão beneficiados diretamente com a aquisição. A Cooperativa, com sede no município de Pão de Açúcar, também está presente nas cidades de Santana do Ipanema e São José da Tapera.

"Após todas as análises veterinárias, serão selecionados 1.800 animais para serem trazidos à Alagoas. Nosso principal objetivo com essa aquisição, é o de fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do nosso Estado" explica o gestor.

Ele ainda afirma que os animais escolhidos serão voltados para a produção de leite, o que irá acarretar em um consequente aumento na renda dos produtores beneficiados, uma vez que a principal fonte de renda deles é a venda dessa matéria prima.

"Hoje a produção deles gira em torno de 2,5 litros/dia por cabra. Com esses novos animais, poderemos aumentar essa produção de leite para 3,5 litros/dia , o que implica em um aumento considerável de produção e comercialização" completa Reginaldo Guedes.

Entendendo o APL

O APL Ovinocaprinocultura tem a missão de contribuir para a inclusão social dos produtores rurais, artesãos e de suas famílias, por meio da geração e ocupação de renda. Tendo em vista que a ovinocaprinocultura é uma atividade tradicional para o sertanejo, principalmente pela rusticidade dos animais de fácil adaptação ao semiárido, o APL busca constantemente a melhoria genética animal e o manejo adequado, visando o incremento na produção de leite e carne. O APL Ovinocaprinocultura faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae-AL e a Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas.