Desenvolve elabora ações de fortalecimento da agricultura familiar no Litoral Norte‏

28/09/2012 02:15 - Brasil/Mundo
Por Redação

Agência de Fomento de Alagoas apresentou, nesta quinta-feira (27), os resultados parciais do projeto de Fortalecimento da Agricultura Periurbana no Litoral Norte, em Japaratinga. A reunião contou com a participação de representantes das instituições parceiras e teve o objetivo de prestação de contas quanto às atividades já desenvolvidas.

O projeto tem como principal meta a dinamização do setor rural com o aproveitamento adequado das potencialidades do município na produção de alimentos e geração de excedentes comercializáveis.

 Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, a região do litoral norte do estado foi escolhida pela sua forte rede hoteleira, o que possibilita maior procura pela demanda da agricultura familiar. “Foi identificado que os empreendimentos locais importam muitos produtos de outras regiões e é por isso que o projeto visa associar a produção com a demanda necessária”, explicou.

De acordo com a consultora da Desenvolve, Ana Cláudia Marques, o projeto está em etapa de capacitação e treinamento dos produtores rurais. “Eles estão sendo orientados quanto ao uso das tecnologias agropecuária e gerencial, visando à utilização correta de máquinas, equipamentos, insumos, crédito rural e outros, de modo a conseguirem aumento de produtividade, de renda e melhoria de condições de vida”, pontuou.

Além disso, o projeto já possibilitou a contratação de um técnico agrônomo, que desde o inicio de setembro vem desenvolvendo atividades junto aos produtores.

Para o secretário de Agricultura de Japaratinga, Humberto Carneiro, a ação da Desenvolve é um divisor de águas que vai marcar a evolução do município. “Este projeto piloto é o ponto mais alto do desenvolvimento econômico de Japaratinga e, consequentemente, de toda a região”, enfatizou.

Com o objetivo de aproximar os empresários e os produtores familiares da região, foi realizada uma rodada de negociações, no mês de maio, quando foi tratada a comercialização dos produtos através da relação de demanda e oferta.

Segundo o presidente da Associação de Empreendedores de Japaratinga em Turismo (AEJATUR), Tony Bleurer, a oportunidade foi importante para que os empresários locais pudessem conhecer a realidade da produção local. “A partir da primeira rodada de negociações, lançamos a meta de que, até o começo do próximo ano, 50% das demandas dos empreendimentos sejam atendidas por produtores familiares do município”, afirmou.

Durante o encontro, ficou definido ainda que, na próxima terça-feira (3), será realizada uma reunião de trabalho para identificação dos gargalos e possíveis soluções para eles, através de um debate entre os atores locais. Além disso, ainda no mês de outubro, será assinado um protocolo de intenções entre as instituições envolvidas para continuidade do projeto.

O projeto conta com a coordenação da Desenvolve com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parceria do Institudo de Administração Municipal (Ibam), Sebrae Alagoas, AEJATUR, Associação dos Criadores de Abelhas de Japaratinga (ACAJ), Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e prefeitura municipal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..