Ministro destaca compromisso de Alagoas na redução da violência

27/09/2012 15:16 - Política
Por Redação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, elogiou, nesta quinta-feira (27), o trabalho do Governo do Estado no combate à violência. A declaração foi dada após o lançamento do programa Juventude Viva, em coletiva à imprensa ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e dos também ministros Luiza Bairros, da Política de Promoção da Igualdade Racial, e Brizola Neto, do Trabalho e do Emprego, e da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.

Eduardo Cardozo falou sobre a escolha de Alagoas como projeto piloto de vários programas. “Se não houvesse concordância do governador, não teríamos lançado o Brasil Mais Seguro aqui. A escolha foi determinada por critérios de violência e por haver uma parceria”, disse. “O governador assumiu o compromisso de abrir concursos públicos, o que fez, de criar a delegacia de homicídios, o que fez, de tratar da perícia. Algo que agora mostra resultados”.

Segundo o ministro, a tendência é que os índices melhorem com o lançamento do Juventude Viva. “É um equívoco imaginarmos que a criminalidade tem uma única causa. Ela decorre de várias causas complexas que interagem entre si. A exclusão social é uma delas, assim como o tráfico de drogas, o racismo”, pontuou Eduardo Cardozo. “É aí que entram outros programas, como esse de proteção à juventude negra”.

Já Teotonio Vilela Filho destacou a importância do projeto piloto. “É uma honra para nós receber, mais uma vez, um programa tão importante em nível nacional. Sabemos que o plano de fundo da criminalidade é a questão social e é daí que vem nosso foco para que os jovens, em especial os negros, possam ocupar seu tempo de forma construtiva. É um elenco de ações muito importantes para médio e longo prazo”, expôs.

A ministra da Política de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, destacou que o trabalho será realizado de maneira articulada. “Essa não é a primeira política para os negros, mas a primeira para a juventude negra e por isso tem um papel tão importante. Vamos trabalhar a articulação de diversas áreas para que, além de superar os índices de pobreza, possamos também acabar com a desigualdade”, disse.

O plano, que envolve oito ministérios, comporta um conjunto de 30 ações em áreas de inclusão social, como esporte, cultura, saúde, trabalho, educação e lazer. Também serão realizadas campanhas públicas junto à sociedade para enfrentamento ao racismo. Apesar de começar por Maceió, a ideia é que a iniciativa seja levada a todas as capitais brasileiras e a outras cidades da região metropolitana, totalizando 132 municípios.

O ministro do Trabalho e do Emprego, Brizola Neto, detalhou as atividades da pasta. “Já temos várias em andamento e outras que estão sendo conveniadas, como os centros de apoio à economia solidária. Temos também os planos de qualificação profissional, como o ProJovem Trabalhador, que funciona em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, e o Plano Territorial de Qualificação, que vai qualificar mais cinco mil trabalhadores, focando nos jovens negros”.

Durante a coletiva, o governador falou também sobre a segurança nas eleições em Alagoas. Ele ressaltou que o Estado garantirá a tranquilidade do pleito nos municípios alagoanos. “O Tribunal Regional Eleitoral fez a consulta para saber se teríamos condições de garantir a segurança e respondi que sim. Algumas cidades, porém, são historicamente problemáticas e ficou combinado que teriam uma parceria da polícia local com as forças federais”.

O ministro da Justiça destacou que a medida está sendo adotada em diversos locais. De acordo com ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou um diagnóstico de todos os estados brasileiros e, em reunião com a ministra Camen Lúcia Dantas, ficou definido que seriam feitas consultas prévias em todo o País para análise conjunta entre TRE, TSE e governadores quanto à necessidade de tropas federais.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..