Seades estimula a busca ativa das famílias de baixa renda em Alagoas

26/09/2012 22:00 - Maceió
Por Redação

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizou a Oficina Busca Ativa para Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O evento teve como objetivo principal a mobilização de parceiros para ações de busca ativa das famílias de baixa renda, com prioridade para as que se encontram em extrema pobreza, além da apresentação do CadÚnico e de princípios para inclusão e atualização cadastral. Participaram representantes do Governo Federal, do Governo do Estado, colegiados estaduais, comissões, organizações da sociedade civil, organizações municipais e concessionárias estaduais.

“O MDS enviou a assessora do Cadastro Único, Tânia Almeida, para que pudéssemos estimular, em Alagoas, a busca ativa da população extremamente pobre que ainda não está cadastrada. Hoje essas pessoas representam cerca de 20% da população. Mas ainda que fosse uma só pessoa que estivesse fora do Cadastro, nós precisaríamos fazer a busca.

Porque essa inclusão garante o acesso aos programas sociais, que podem, entre outras coisas, retirar as pessoas da situação de extrema pobreza”, lembrou o diretor de Articulação Institucional da Seades, Edmilson Vasconcelos.

O resultado das discussões foi considerado bastante positivo: além da articulação entre Seades e MDS, houve uma representação diversificada de outras entidades interessadas em entender o Cadastro Único e a importância da busca da população que ainda não está cadastrada.

Também foi criado o Fórum Alagoano de Busca Ativa no Combate à Pobreza Extrema, com a aceitação de todas as entidades presentes. Encontros mensais serão realizados para promover discussão sobre a forma de inserção das famílias no Cadastro.

Todas essas ações estão ligadas à campanha da Seades – “Um Cadastro, Muitos Programas Sociais” – que já começou a ser veiculada na TV, no rádio e passeia pela cidade, através dos outbus. A campanha é uma das ações da Secretaria no Programa Alagoas Tem Pressa.

“Saio supersatisfeita com a proposta de criação do Fórum Alagoano de Busca Ativa no Combate à Pobreza Extrema, com uma boa participação de todas as entidades envolvidas”, comemorou Tânia Almeida.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..