Bombeiros fazem simulado em Arapiraca na Semana Nacional do Trânsito

26/09/2012 21:42 - Interior
Por Redação

O Centro de Arapiraca ficou movimentado na manhã da última terça-feira (26). É que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através dos militares do 7º Grupamento, realizou um simulado de acidente, em parceria com a SMTT da cidade, encerrando a Semana Nacional do Trânsito. Durante a simulação, os bombeiros demonstraram suas várias áreas de atuação, como salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio.

A Semana Nacional do Trânsito teve início no último dia 18, contando com palestras educativas nas escolas do município, além de ações na rua e em bares e restaurantes, a fim de promover a conscientização da população quanto aos cuidados a serem tomados no trânsito. Durante a semana, o 7º GBM proferiu palestras e concluiu o evento com o simulado envolvendo dois automóveis, uma motocicleta e um pedestre.

Segundo o 1º tenente BM Valdeilson Leite, chefe da Seção de Operações do 7º GBM, “espera-se que com o simulado a população se conscientize acerca da importância do uso do cinto de segurança e do capacete para as motos, e de o pedestre transitar pela calçada, pois estas ações podem salvar vidas”. Ainda conforme o oficial, é preciso respeitar a sinalização e não movimentar as vítimas de acidentes até a chegada do socorro.

Durante a simulação, os bombeiros atuaram completamente equipados com seus materiais de proteção individual, os quais foram adquiridos recentemente pelo comandante geral do CBMAL, coronel BM Luiz Antônio Honorato, atendendo a todos os bombeiros atuantes no serviço de combate a incêndio em Alagoas. Além disso, os bombeiros utilizaram os AFT no combate a um princípio de incêndio simulado no veículo da apresentação, estes equipamentos de alta tecnologia também foram comprados neste ano e representam uma importante evolução no serviço prestado pela corporação.

A simulação chamou a atenção de quem passava pelo Parque Ceci Cunha, localizado no centro arapiraquense. Benícia Avelino, 53 anos, comentou que “este tipo de evento contribui bastante para a educação da comunidade, pois muitos acidentes acontecem por falta de conhecimento. A partir de hoje, vou estar mais atenta e dizer a todos que é importante usar o cinto de segurança e o capacete”, ressaltou ela, que mora em Arapiraca e já presenciou várias vezes a atuação dos bombeiros do 7º GBM: “Eles são brilhantes, atendem de forma correta e sempre que a gente precisa eles chegam muito rápido”.

Participaram também do simulado, a SMTT, o Samu, a Secretaria Municipal de Saúde e o Sest-Senat.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..