Alagoas comemora avanços no Dia Mundial do Turismo

26/09/2012 20:33 - Maceió
Por Redação

A atividade turística é comemorada mundialmente no dia 27 de setembro. E Alagoas tem diversos motivos para celebrar. Ao longo do ano, muitos avanços, conquistas e atividades foram realizados para o desenvolvimento do setor. O fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, que vem crescendo a cada mês, acima da média brasileira, e a ocupação hoteleira em alta durante todo o ano, com picos de 80 a 100% em feriados prolongados e temporada são sinais de que as ações no segmento geram resultados positivos.

Dados divulgados pela Infraero mensalmente mostram que no acumulado ‘janeiro-agosto’, deste ano, o aeroporto Zumbi dos Palmares recebeu 1.100.338 passageiros, um crescimento de 5,92% em relação ao mesmo período de 2011, o que significa 61 mil passageiros a mais.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a perspectiva é ultrapassar 1 milhão e 500 mil passageiros na movimentação até o final do ano. “A Setur tem articulado melhorias na malha aérea e redução de ICMS, junto com a Sudene e CTI-NE”, explica.

Novos voos com a empresa aérea Avianca também está programado para o mês que vêm. Serão três voos diários derivados de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Isso facilitará o acesso a alguns dos principais mercados emissores de turistas para Alagoas. Mas não é só o turismo de lazer que cresce, a área de eventos e congressos é outra vertente que vê Maceió como um bom destino. Exemplo disso são os congressos técnicos e científicos captados, nesta semana, pelo Maceió Convention Bureau, em parceria com a Setur-AL, que trarão cerca de 4 mil pessoas para a capital nos próximos anos. O que representa boa ocupação nos hotéis e geração de renda para diversos setores, como transportes, restaurantes, feiras e economia informal.

Investimentos

O crescimento visível do turismo se reflete em hotéis lotados e na economia aquecida. Além disso, a demanda aquecida estimula e incentiva o empresariado a investir no Estado, como é caso da rede hoteleira que se amplia com a construção de hotéis e pousadas, hoje considerados os meios de hospedagens mais modernos e atuais da região Nordeste. Nos últimos três anos foram inaugurados 12 novos hotéis. Até o fim do ano, mais cinco empreendimentos serão inaugurados e 12 hotéis estão em fase de construção, com previsão de inauguração em 2013 e 2014.

Assim como na área empresarial, o Estado e a capital alagoana vem recebendo investimentos na área da infraestrutura, que beneficia diretamente o turismo. São estradas, como a duplicação da rodovia AL 101 Sul, de Maceió a Barra de São Miguel, que foi inaugurada no último sábado, 22 e que beneficiará diretamente o setor e a região Lagoas e Mares do Sul. Foram 28,5 km de acesso. Além de obras na área de saneamento, como o esgotamento de toda a bacia da Pajuçara, que abrange a parte baixa de Maceió, até Jacarecica.

Ações institucionais

Para que todos esses resultados aconteçam, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com secretarias municipais, como a de Maceió (Semptur), Sebrae-AL e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), desenvolvem ações ao longo do ano para divulgação do destino e captação de voos e turistas. São caravanas, feiras, ‘workshops’, ‘road shows’ realizados nos principais mercados emissores para Alagoas.

“Hoje temos maior engajamento entre os municípios turísticos. A Setur vem promovendo encontros com os municípios, tanto para as ações promocionais, quanto para a construção do Plano Estadual do Turismo”, afirma Novis.

Outra ação de visibilidade é a construção do Plano Estadual do Turismo, 2013-2023, pleiteado para se tornar lei será entregue ainda este ano para a comunidade. Um documento de diretriz política que passará de governo para governo.

Ações em conjunto com o Ministério do Turismo e com outros parceiros também são realizadas ao longo de todo o ano. Um dos projetos mais importantes em andamento é a estruturação do turismo na região do Rio São Francisco, em conjunto com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em andamento estão os projetos Orla e Bandeira Azul, que tem por objetivos respectivos: compatibilizar políticas ambientais e patrimoniais do Governo Federal no trato dos espaços litorâneos e elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

Campanhas

Atualmente, a Setur vem despontando com duas campanhas: ‘Alagoas: As praias da Copa’ e ‘Maceió: a capital do réveillon’. Ambas divulgadas nos eventos do setor e no material promocional criado pela Setur-AL. O objetivo é destacar Alagoas nos cenários nacional e internacional, mostrando que durantes grandes eventos o Estado tem boa pedida.

Copa- Alagoas foi selecionada pela FIFA, na primeira etapa, para receber treinos de seleções durante o mundial, além de ter nove municípios chancelados pelo MTur como destino turístico no país para receber turistas e nomeados pela Setur-AL de as praias do mundial.

Já a campanha do réveillon é uma forma de promover o destino de qualidade e com ótimas programações, que segundo Danielle, fará da virada do ano em Alagoas a melhor do país.

Alagoas Tem Pressa

As ações do turismo ganhou praticidade e maior estímulo com o programa Alagoas Tem Pressa. Dentro da política de governo, o turismo está inserido como um dos eixos estruturantes para o desenvolvimento do Estado.

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