A Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) encerrou oficialmente as comemorações da Semana da Paz neste domingo (23), com o I Passeio Ciclístico São Francisco Promovendo a Paz, que aconteceu no bairro Santos Dumont e foi promovido pela paróquia São Francisco de Assis em parceria com a Sepaz..

Centenas de crianças, jovens, famílias e até idosos aderiram à pedalada, que contou com cinco pausas ao longo do percurso para momentos de reflexão e orações. Além de comemorar a Semana da Paz, o evento abriu as comemorações do padroeiro da paróquia, em uma afirmação da parceria entre Sepaz e igrejas na promoção da cultura de paz.

Aderico, inclusive, pedalou junto com os moradores do Santos Dumont. “Toda mobilização que incentive promoção da paz, sensibilizando a comunidade, ajuda a construir um ambiente sólido e harmonioso para se viver. É o que os moradores do bairro Santos Dumont estão fazendo neste dia. E eu fico muito contente também por ver tantas famílias juntas aqui, aproveitando esse momento sadio de integração”, concluiu o secretário.

Para o padre Eduardo Tadeu, da Paróquia de São Francisco de Assis, a adesão dos moradores superou as expectativas. “Inclusive nas portas das casas, assistindo e saudando os ciclistas. Não foi apenas um passeio, foi um momento de evangelização, reflexão e pedidos de paz. Agradeço à Secretaria de Promoção da Paz por ter vindo com a palavra para a comunidade sobre a importância de se educar para a paz, buscando referências e atividades positivas para nossos jovens”, disse. .

As atividades começaram na segunda-feira (17), com a 1ª Oficina de Mediação de Conflitos Comunitária, no Conjunto Carminha, em Maceió. À tarde, uma palestra no bairro do Vergel, em parceria com a ONG Visão Mundial e Projeto Mundaú, procurou sensibilizar os moradores de que eles podem ser os protagonistas na mudança de realidade no bairro, construindo a cultura de paz.

Na terça (18), as ações foram para o interior do Estado, com a entrega dos livros do programa “Educação para Paz” em Palmeira dos Índios e uma conversa com a comunidade escolar, para acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas do município.

Esta preocupação da Sepaz na criação de jovens pacíficos pôde ser observada também na adesão de três escolas nos bairros do Vergel e Benedito Bentes ao programa “Educação para Paz”, como projeto-piloto para a inclusão da disciplina no currículo da rede estadual de ensino de Alagoas em 2013. A entrega dos livros e as palestras de sensibilização aconteceram na quarta (19) e quinta-feira (20).

O Dia Internacional da Paz, sexta-feira, 21 de setembro, foi marcado por uma panfletagem no Centro de Maceió e outra no Vergel, com a participação da Base Comunitária do Bairro.