Aluna de Junqueiro representa Alagoas no Projeto Jovem Senador

25/09/2012 14:20 - Maceió
Por Redação
Image

Com a redação intitulada “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”, a estudante Layane Rayelle da Silva Marinho, da Escola Estadual Padre Aurélio Góes, em Junqueiro, foi escolhida para representar Alagoas no Projeto Jovem Senador. A aluna do 2º ano do Ensino Médio conseguiu se classificar em primeiro lugar e viajará a Brasília para conhecer o dia a dia dos trabalhos no Senado Federal.

O texto de Layane se destacou entre os demais ao apresentar um paralelo entre a letra do Hino Nacional Brasileiro e a realidade vivida pelo município de Junqueiro, no interior de Alagoas. A estudante concorreu com outros sessenta trabalhos e conquistou o primeiro lugar em nível estadual no concurso que é promovido pelo Senado em cooperação com o Ministério da Educação, Conselho de Secretários de Educação e secretarias estaduais de Educação.

Segundo Jair Porto, gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas e coordenador estadual do concurso, não é a primeira vez que a escola Padre Aurélio Góes se destaca com os trabalhos dos estudantes. Em 2010, a unidade ficou com o 1º lugar no concurso; já em 2011, ocupou a terceira colocação.

“Novamente temos entre os três primeiros classificados a redação de um estudante desta escola. Isso demonstra o quanto professores e alunos estão empenhados e ganhando cada vez mais destaque neste concurso. Na abordagem do tema deste ano, o trabalho apresentado pela aluna se destacou entre os demais e consequentemente foi escolhido como vencedor”, comentou.

Este ano, 'Meu Município, meu Brasil' foi o tema do concurso para que os estudantes desenvolvessem as redações dissertativas e até o dia 15 de outubro, o Senado divulgará o nome do finalista de cada unidade da Federação e os três primeiros colocados na etapa nacional.

Os alunos classificados irão atuar como Jovens Senadores e serão convidados a viajar a Brasília, onde poderão apresentar, debater e votar propostas de sua própria autoria, aprendendo como funciona o processo legislativo brasileiro.

A premiação para cada finalista é um computador portátil, além de receberem certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros colocados da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.

Maior adesão das escolas

De acordo com Jair Porto, houve uma maior adesão das escolas que estimularam a produção dos alunos, apesar de imprevistos com as reformas nas escolas, o que poderia ter ocasionado o efeito contrário. Ele ressaltou ainda que os níveis de produção foram ainda melhores do que as apresentadas no ano passado.

“Houve uma participação precisa do Estado. Em 2011, apenas 23 redações foram produzidas, mas conseguimos alcançar números ainda melhor e ao todo 60 redações foram inscritas e analisadas pela equipe avaliadora. Um número satisfatório e que demonstra um maior engajamento de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE's)”, ressaltou Jair Porto.

Apesar do aumento de participações, Jair Porto acredita que ainda é preciso intensificar e estimular a adesão na produção das redações para que haja um engajamento de 100% das escolas no concurso, tanto pela importância de representar Alagoas no cenário nacional, como por contribuir para a formação do aluno.

“Esse é um compromisso que temos junto às escolas e continuaremos buscando essa maior integração. Acreditamos na importância das discussões em sala de aula sobre os temas do concurso, o que acarreta no crescimento do estudante”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..