Por Fabyane Almeida
Policiais militares participaram nesta segunda-feira (24), no Senai - poço, de uma capacitação, onde foram repassadas orientações sobre a atuação nas eleições municipais do próximo mês. O treinamento foi ministrado por juízes e servidores integrantes da Comissão do Projeto de Capacitação das Forças Policiais de Alagoas.
A iniciativa foi do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) que busca inibir as práticas ilegais nas eleições para que tudo transcorra bem. De acordo com o Juiz da 10ª zona eleitoral, Sandro Augusto dos Santos, 24 municípios já solicitaram reforço das tropas federais para que seja dado auxílio nessas cidades.
“Acreditamos que outros municípios também façam a solicitação e mediante a isso iremos analisar e integrado com as polícias militar e civil realizaremos o policiamento ostensivo para que tenhamos um clima tranquilo no pleito”, disse o Juiz.
Durante a capacitação foram debatidos temas ligados a prática dos principais crimes eleitorais. As situações mais recorrentes no dia da eleição, como: transporte de eleitores, uso de bebidas alcoólicas, distribuição de santinhos e panfletos, além da prática recorrente de boca de urna.
Segundo o desembargador Luciano Guimarães, no dia da eleição a pessoa que estiver realizando alguma ação que possa ser considerada boca de urna e que possa aliciar o eleitor poderá ser presa. “Se for caracterizado crime o cidadão será encaminhado para um posto policial ou para Polícia Rodoviária Federal (PRF)”.
A Comissão do Projeto de Capacitação das Forças Policiais de Alagoas é composta pelo desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata, pelos juízes eleitorais Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho e Sandro Augusto dos Santos e pelos servidores Luís Gustavo Oliveira e Tadeu Lages.