Os sites de compras coletivas, conhecidos por oferecer grandes descontos, tiveram aumento de 400% no número de reclamações no primeiro semestre deste ano em relação a 2011, informou a Fundação Procon-SP na sexta-feira (21). 

As queixas já renderam às empresas um total de R$ 250 mil em multas. Diante disso, o Procon convocou as empresas Caldeirão de Ofertas, Clickon, Clube do Desconto, Groupon, Peixe Urbano, Pesca Coletiva e Privália para assumirem compromisso com o consumidor de reduzir as reclamações e aumentar o índice de solução daquelas registradas no órgão.

Peixe Urbano, Clickon e Groupon já se comprometeram a reduzir o índice de insatisfação. A Clickon reduziu em 67% o número de reclamações e aumentou em 89% as práticas de solução. O Peixe Urbano aumentou em 90% a resolução dos casos e as queixas diminuíram para 52%. Já o Groupon passou a resolver 80% mais as reclamações, mas as reclamações recuaram apenas 15%.

Comprar produtos pela internet é uma prática cada vez mais comum do consumidor paulistano. De acordo com pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgada em agosto, 63% fazem compras pela internet, crescimento de 11 pontos percentuais em relação ao ano passado.